Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça 8 tipos de crédito para quem precisa de dinheiro

A- A+

O acesso ao crédito bancário tornou-se mais fácil para os brasileiros nos últimos anos. À medida que cresce, o segmento fica mais diversificado. Hoje, são diversos tipos de crédito para uma série de necessidades dos tomadores.

Com tantas ofertas à disposição, na hora da contratação, é preciso saber escolher para garantir a aplicação correta do dinheiro e se cercar de juros compatíveis com a sua realidade financeira.

Mulher tem acesso aos tipos de crédito

Crédito deve ser avaliado com base na sua renda mensal e na taxa de juros a pagar. Foto: iStock, Getty Images

8 diferentes tipos de crédito

Seja qual for a sua necessidade de empréstimo, o mercado oferece uma série de linhas de crédito, com diferentes regras, prazos e juros. Conheça mais sobre oito delas:

Consignado

Entres os muitos tipos de crédito, o consignado é aquele que cobra os juros mais baixos. Como ele é descontado da sua folha de pagamento, o salário serve como forma de garantia para o banco. Você tem acesso ao valor total contratado, mas as parcelas não podem ser maiores do que 30% do seu rendimento mensal.

CDC

O Crédito Direto ao Consumidor favorece a obtenção do crédito no momento da compra de um bem. Também conhecido como crediário, é oferecido por lojas ou entidades e exige apenas um rápido cadastro no próprio estabelecimento. É preciso pagar uma entrada e financiar o restante do valor. Tem como vantagem as taxas de juros relativamente mais baixas.

Crédito pessoal

A linha pessoal está entre os tipos de crédito mais tradicionais do mercado. É uma espécie de empréstimo, em que você tem acesso ao dinheiro emprestado na hora da contratação e paga ao banco em pequenas parcelas. Não é necessário justificar o destino que será dado ao valor. Sua vantagem é a rapidez na obtenção do recurso.

Leasing

O leasing é utilizado, geralmente, para a compra de automóveis e grandes bens. Funciona como uma espécie de aluguel. A empresa lhe empresta o dinheiro para que você faça a compra e, enquanto a dívida não é quitada, o bem fica no nome dela. O bem como garantia reduz as taxas de juros.

Cheque especial

Esse é um daqueles tipos de crédito automático, que podem perigosos. O cheque especial fica disponível na sua conta para que não falte dinheiro quando sua conta estiver no vermelho. Mas não se engane: ele não lhe pertence e cada dia de uso cobra altas taxas de juros. Tem a vantagem de que pode ser usado sem juros se houver devolução até o prazo definido pelo banco.

Cartão

Os cartões são os tipos de crédito mais comuns entre os consumidores. Conhecidos como dinheiro de plástico, eles servem para que você parcele suas compras do dia a dia e tenha até 40 dias de prazo para pagá-las. Programas de bônus e milhas são vantagens.

Estudantil

O crédito estudantil pode ser oferecido pelo governo ou por empresas especializadas e serve como incentivo para que você termine os seus estudos no prazo determinado pela universidade, mesmo que não tenha como pagar. A vantagem é que você só paga depois de formado.

Financiamento

Há ainda os financiamentos de bens duráveis, como carros e imóveis. Os valores são definidos com base no custo do bem e você não tem acesso ao dinheiro. A transação é feita diretamente entre a entidade financeira e a pessoa ou empresa que está vendendo aquele produto.

Crédito por antecipação é outra opção

Você pode ainda optar por dois tipos de crédito de antecipação. Alguns bancos disponibilizam a retirada do valor referente à restituição do Imposto de Renda ou ao 13º salário, antes do efetivo pagamento deles.

Para quitar a dívida, o banco fica com a quantia que você receber do governo posteriormente, além dos juros.

Você vai se interessar por:

Conheça os cartões Vivo

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou de conhecer mais sobre os diferentes tipos de crédito? Compartilhe esse conteúdo!

quando vale a pena comprar título de capitalização
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet