Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça 6 documentários sobre consumo que levam você a refletir

A- A+

Falar sobre consumo é uma tendência cada vez mais comum em uma sociedade que é movida pelo desejo de compra. Discutido especialmente no meio acadêmico, o tema também ganha espaço fora dele.

Nas produções audiovisuais, por exemplo, não faltam opções que fazem refletir sobre a sociedade contemporânea, em que consumidores e mercadorias se confundem em um processo contínuo.

6 bons documentários sobre o consumo

Desde a busca por modelos mais conscientes até reflexões dos efeitos que o desejo de compra traz para a população, confira seis documentários que tratam sobre consumo, que o Vivo Seu Dinheiro selecionou para você. Todos eles estão disponíveis no YouTube.

Ilha das Flores

Produções falam sobre consumo e orientam os espectadores para esse problema.

Há quase 30 anos, Ilha das Flores é documentário de referência no país. Fotos: Reprodução

Mesmo sendo o documentário mais antigo da lista – produção de 1989 -, Ilha das Flores ainda consegue ser contemporâneo à sua maneira.

Com a direção de Jorge Furtado, esse audiovisual brasileiro ajuda a saber como funciona o sistema de produção capitalista, à base do consumismo. Vale a pena assistir para entender como esse modelo econômico pode ajudar a gerar a desigualdade social e a produção de lixo.

Surplus

Filmes sobre consumo

Produzido em 2003 pelo diretor italiano Erik Gandini, Surplus mostra as relações da sociedade de consumo, retratando o cotidiano de pessoas em diferentes países.

O documentário tem em seu formato um dos principais pontos fortes. São imagens e sons que praticamente transformam o filme em um vídeo-clipe, tornando-o visualmente interessante, o que prende a atenção das pessoas.

A história das coisas

Filmes sobre consumo

Documentário produzido em 2007, nos Estados Unidos, pelo diretor norte americano Louis Fox, A história das coisas é essencial para entendimento do processo de produção dos bens e como o consumo desenfreado contribuiu para destruir o planeta.

Nas últimas três décadas, consumiu-se 33% de todos os recursos naturais da Terra. Essa e outras informações são usada para instigar o espectador a pensar sobre o assunto.

Criança, a alma do negócio

Filmes sobre consumo

O documentário Criança, a alma do negócio é mais uma produção nacional, essa dirigida por Estela Renner, em 2008.

O documentário é um alerta sobre o resultado das propagandas e de mais apelos do mercado voltados ao público infantil. Ele suscita uma reflexão sobre ética e responsabilidade na proteção da criança frente ao consumo.

Você vai se interessar por:

Obsolescência Programada

Filmes sobre consumo

Esse documentário é um produção que envolve cinco países: Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Gana, sendo dirigido pela cineasta Cosima Dannoritzer.

Lançado em 2010, é resultado de três anos de investigação sobre a redução deliberada, por parte dos fabricantes, da vida útil de produtos.

Muito além do peso

Filmes sobre consumo

O último documentário da lista é também a produção nacional mais recente das reunidas que trata sobre às relações de consumo.

Lançado há três anos, Muito além do peso, também é dirigido por Estela Renner e coloca em debate a qualidade da alimentação das crianças, os efeitos da comunicação dirigida a elas e os problemas de saúde que podem ser desencadeados.

 

Gostou das dicas de documentários sobre consumo? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito