Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça 6 aplicativos que facilitam o dia a dia do motorista

A- A+

A segurança no trânsito não é um ponto forte no Brasil. Ao contrário, os números da ONU (Organização das Nações Unidas) indicam que a taxa de mortes por veículos por aqui só é menor que na China, Índia e Nigéria. Não por acaso, o dia a dia do motorista e demais figuras no trânsito é complicado.

Mas a tecnologia está aí para dar uma ajudinha. Recorrer a aplicativos é opção para os condutores que desejam fugir de rotas movimentadas, evitar pontos onde há acidentes e até mesmo encontrar vagas disponíveis para estacionar.

Homem utilizando aplicativo no celular que facilitam o dia a dia do motorista.

Apps ajudam a estacionar, poupar combustível e até indicam a hora da revisão. Foto: iStock, Getty Images

6 aplicativos para o dia a dia do motorista

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota brasileira conta com mais de 90 milhões de veículos, sendo quase 50 milhões de automóveis. Com tantos carros e motos nas ruas, dirigir com tranquilidade não é tarefa fácil.

Encontrar lugar para estacionar, lembrar de onde estacionou, escolher a rota certa e ainda se programar para levar o carro para a revisão são ações que podem complicar o dia a dia do motorista.

Quer ver como a tecnologia pode tornar tudo isso mais fácil? Confira seis aplicativos e seus diferenciais:

Onde parei?

Em cidades grandes, ruas extensas ou estacionamentos lotados, localizar o carro pode não ser tão fácil. Esse app ajuda você nessa tarefa. Basta que você ative o localizador do seu celular quando estacionar e ele marcará o local em que você parou.

Além disso, ele também permite que você ative um alarme para não ultrapassar o tempo permitido naquela vaga.

Disponível para iOS e Android.

Let’s park

Vagas de estacionamento são espaços concorridos no dia a dia do motorista. O Let’s park ajuda você a encontrá-las. O aplicativo faz um mapeamento dos estacionamentos mais próximos e ainda informa qual o valor cobrado por hora no estabelecimento.

A plataforma é colaborativa e você pode inserir novas indicações de estacionamentos e avaliar os que já conhece.

Disponível para iOS e Android.

Carango

Com tantos compromissos profissionais e familiares que compõem o dia do motorista, a manutenção do carro e o controle do consumo de combustível podem ficar de lado. Com o Carango, você informa o modelo do carro e as últimas vezes em que trocou o óleo, fez manutenções e abasteceu. Depois, ele calcula o seu consumo, além de alertar quando é tempo de levá-lo para a revisão.

Disponível para Android.

Navier HUD Navigation

Esse é um GPS personalizável, no qual você escolhe as informações mais interessantes para aparecerem na tela inicial. Mas o grande diferencial é a possibilidade de projetar essa tela de dados no parabrisa do carro. Com isso, você fica informado sobre o que precisa naquela rota e não deixa de prestar atenção à estrada.

Disponível para Android nas versões gratuita e premium.

Álcool ou gasolina, chefia?

O app de abastecimento auxilia os motoristas na economia com carros de motor flex. Quando você estiver no posto de combustível, insira os preços dos litros de gasolina e álcool no aplicativo e também a quantidade desejada. Ele fará cálculos de rendimentos e valor, informando a você qual a opção mais vantajosa.

Disponível para iOS e Android.

Drive awake

Quando o dia do motorista for muito cansativo e ele ainda precisar pegar a estrada, recorrer a esse aplicativo pode ser fundamental para evitar acidentes. Posicionando o telefone em um local que permita o reconhecimento facial, ele fará uma leitura das expressões da pessoa e soará um alarme despertador ao detectar sinais de sonolência.

Disponível para iOS e Android.

Motorista: atenção ao uso do celular

Todos esses aplicativos estão disponíveis para uso no celular, um dos principais causadores de acidentes no trânsito, responsável por 1,3 milhão de ocorrências por ano no Brasil, conforme o Seguro DPVAT. Portanto, mesmo que os apps sejam facilitadores do dia a dia do motorista, é preciso tomar cuidado para que não se tornem vilões.

O uso dos telefones celulares no trânsito foi proibido em 2002. O inciso 6º do Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro considera essa ação como infração média, sujeita à multa. Procure utilizar o celular apenas quando o carro estiver parado e não houver riscos.

Você vai se interessar por:

Assistência em emergências

Se você tem um carro, sempre é bom proteger seu patrimônio. Que tal garantir segurança para os momentos imprevistos? Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Você tem mais alguma boa dica de app para motoristas? Deixe seu comentário.

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro