Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça 5 maneiras de praticar o consumo sustentável

A- A+

Você já ouviu falar em consumo sustentável? A princípio, o que dá a ideia de uma preocupação apenas com o meio ambiente vai além e traz reflexos no seu bolso. Com a adoção de pequenas atitudes no dia a dia da sua família, a economia gerada pode ser muito maior do que imagina.

O que é o consumo sustentável

Não é só porque é tempo de poupar ou porque há uma crise econômica que é preciso ser responsável ao consumir.

O consumo sustentável é aquele em que você aprende que deve gastar menos água e luz não só porque a conta aumenta, mas porque os recursos se esgotam e precisam ser usados com sabedoria. E a mesma lógica vale para combustíveis e alimentos.

Boas práticas de consumo sustentável

Além de preservar recursos naturais, boas práticas se mostram vantajosas ao bolso. Fotos: Shutterstock

De acordo com a psicóloga Ingrid Machado, vivemos numa cultura que pouco valor dá à troca e à compra e venda de itens usados. “Acredito que, em um momento de crise, essas alternativas podem e devem ser valorizadas”, afirma a psicóloga.

Ingrid lembra que a internet é uma grande facilitadora para identificar formas de consumo sustentável. “Podemos encontrar brechós de roupas e sapatos online, sites de trocas, sebos e muitos outros. Temos que saber procurar”, sugere. “Vender coisas que já não usamos mais pode ser uma forma de economizar”, completa.

Quando for fazer uma compra, é importante pensar se você realmente precisa daquilo, se o preço está bom ou se é melhor dar uma pesquisada e comprar em outro lugar, ensina a psicóloga. “A economia pode ser ainda maior se, em vez de comprar algo por um valor alto no shopping, comprar uma peça em bom estado num brechó”, avalia.

4 dicas de consumo sustentável

Veja em quatro passos como a mudança de hábitos é fácil e gera benefícios econômicos e ambientais:

Energia elétrica

Boas práticas de consumo sustentável

Desligue a luz ao sair dos cômodos e não deixe aparelhos ligados sem necessidade.

Água

Boas práticas de consumo sustentável

Feche a torneira quando escovar os dentes e leve só o tempo necessário durante o banho.

Ecobag

Boas práticas de consumo sustentável

Evite o uso de sacolas plásticas e dê preferência para soluções reutilizáveis. Quando usar a opção plástica, aproveite para fazer o descarte responsável de lixo. Procure por redes que utilizam sacolas com bioplástico;

Alimentos orgânicos

Boas práticas de consumo sustentável

Esse tipo de consumo estimula agricultura familiar, sem agrotóxicos na terra e com mais saúde à mesa.

Considere também os reflexos ambientais

Os casos mais urgentes de consumo sustentável dizem respeito ao consumo de recursos naturais, como energia elétrica e água.

Recentemente, a Região Sudeste sofreu com a falta de chuvas, que afetou o fornecimento de água e, apesar de não ter comprometido a geração de energia, repercutiu nas contas de luz. É preciso pensar a respeito e repensar atitudes.

Você vai se interessar por:

Reciclagem de eletrônicos faz bem ao meio ambiente e à economia

Conheça ações que estimulam a sustentabilidade e dão vale desconto

Coleta seletiva pode gerar renda e melhorar o condomínio

Uma mudança em curso aponta para a adoção das sacolas retornáveis, reduzindo a circulação das opções plásticas, cuja decomposição é mais difícil, além da produção de plásticos a partir de outras tecnologias. O consumo sustentável não envolve apenas o que você compra, mas também o que e como você usa.

Em alguns lugares, como São Paulo, já virou lei a distribuição de sacolinhas com diferentes cores para descarte de resíduos orgânicos e recicláveis, feitas de um tipo de bioplástico, além do maior estímulo às ecobags.

 

Que tal praticar o consumo sustentável hoje mesmo? Compartilhe!

feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador