Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça 5 formas de renda passiva e garanta tranquilidade financeira

A- A+

Quem sonha com uma vida financeira tranquila, pode encontrar nas diferentes formas de renda passiva uma solução. Mas não confunda o termo com dinheiro fácil. Sempre é necessário somar esforço ou investir algum recurso inicial para atingir esse objetivo. Comece entendendo como se beneficiar com ela.

O que é renda passiva?

A renda passiva, ou renda residual, nada mais é do que um dinheiro que pode entrar repetidas vezes por um trabalho realizado uma única vez. Um escritor, por exemplo, escreve um livro uma só vez. Entretanto, sempre que um exemplar é vendido, ele ganha royalties – um pagamento sobre a obra. O mesmo ocorre com os compositores.

Mulher escreve para gerar renda passiva

Escrever sobre o que gosta, seja em blog ou e-book, pode ser fonte de renda passiva. Foto: iStock, Getty Images

5 formas de renda passiva

Nem todo mundo tem talento para a literatura ou para a música, mas há outras formas de ganhar uma renda passiva. Confira mais sobre cinco delas:

E-books

É possível escrever um e-book sobre um assunto no qual você é especialista e ganhar sobre as vendas. Se você entende muito de bolos, por exemplo, e conhece algumas receitas diferenciadas, pode escrever um livro virtual e vender via internet. Isso requer basicamente seu conhecimento, sua força de trabalho e a contratação de um profissional para formatar esses dados.

Investimento em fundos

Investir em fundos de índices é uma forma de gerar renda passiva. Nesse caso, porém, você precisa aplicar uma quantia considerável. Um exemplo clássico são os fundos de aposentadoria, nos quais você contribui com uma cota mensal. Depois de um certo tempo, passa a receber o valor corrigido mensalmente.

Aluguel de casas

Para quem tem uma casa ou apartamento, destiná-los ao aluguel é uma forma de gerar renda. Contudo, frente ao atual cenário econômico, talvez não seja uma boa ideia. Além de gastos com manutenção e impostos, as incertezas quanto à locação e pagamentos não favorecem esse tipo de operação.

Redação de artigos

Se você é da área da Comunicação, Letras ou é especialista em algum assunto, a internet pode ser muito favorável à geração de renda passiva. A estratégia, nesse caso, é escrever artigos e publicá-los em sites que remuneram conforme o número de visualizações.

Blog

A renda passiva gerada pela visualização de artigos pode ser incrementada se você tiver seu próprio blog. Além de ganhar pelo número de visualizações, ainda pode vender espaços publicitários (anúncios) na sua página, gerando um valor mensal por determinado período de tempo. Nesse caso, nem toda a renda será passiva, pois você precisa escrever continuamente.

Não confunda

A renda passiva requer um esforço inicial, mas não contínuo. Portanto, trabalhos como freelancer ou venda de produtos para ganhar renda extra originam recursos em categorias diferentes. Os famosos “bicos” são bastante diferentes.

Você vai se interessar por:

Proteja sua família e concorra a prêmios

Se você está pensando no futuro, saiba que o melhor custo-benefício é o bem-estar da sua família. Com o Seguro Premiado Vivo, você garante a proteção dos seus entes queridos e ainda concorre a prêmios no valor de R$ 2.500 por dia. Para participar, basta enviar a palavra SEGP para 8051.

> Seguro Premiado Vivo: Proteja a sua família e concorra a prêmios

E para você, qual a forma ideal de gerar renda? Comente!

como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como lucrar na crise
índice de confiança do empresário do comércio
como abrir uma floricultura