Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Especialista recomenda 5 bons livros sobre finanças pessoais

A- A+

Alcançar uma vida financeira equilibrada nem sempre é tarefa fácil – e você sabe bem do tamanho do problema ao ver as contas crescendo e a capacidade de pagá-las diminuindo. É preciso pesar o que é necessário e o que é supérfluo, cortar aquilo que não fará tanta falta e ainda prever uma reserva para o futuro. Exige esforço, mas a leitura de bons livros sobre o tema pode iluminar os melhores caminhos para essa conquista.

Bons livros ajudam a encontrar o equilíbrio

O equilíbrio financeiro não é uma preocupação comum entre os brasileiros. A estabilidade a longo prazo também não. Uma pesquisa do banco HSBC identificou que 94% da população não tem a menor ideia de como serão suas condições financeiras na terceira idade.

A questão é que o brasileiro não tem o hábito de economizar e não vê as suas ações envolvendo dinheiro como algo a ser planejado.

Mulher em busca de bons livros

Literatura pode dar a você a ajuda que faltava para lidar melhor com seu dinheiro. Foto: Shutterstock

Conforme dados recentes do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 56 milhões de brasileiros estão na lista de inadimplência, ou seja, não pagam suas dívidas. Esse número representa quase 40% da população com mais de 18 anos e mostra que a situação econômica não tem nada de estável.

Se você quer fugir do quadro dos devedores ou tomar cuidado para não entrar nele, deve começar a recorrer a dicas especializadas. O educador financeiro Ricardo Pereira diz que o primeiro passo na organização financeira familiar é assumir a responsabilidade de cuidar do orçamento doméstico. A leitura de bons livros pode ser uma ação complementar nesse sentido.

Você vai se interessar por:

Finanças femininas: como você controla o seu dinheiro?

Confira dicas para organizar finanças domésticas entre marido e mulher

Educação familiar: descubra por que conversar sobre finanças

5 bons livros para lhe ajudar com as finanças

Pereira lista cinco bons livros que devem ser lidos por quem pensa ou precisa pensar em sua vida financeira. “A lista foi construída com a intenção de oferecer o caminho básico para o controle das finanças pessoais”, diz o educador. Confira quais foram as escolhas do especialista.

Dinheiro é santo remédio é um dos bons livros sobre finançasDinheiro é um Santo Remédio

Escrito por Conrado Navarro e André Massaro, o livro Dinheiro é Um Santo Remédio – Cure Sua Vida Financeira e Nunca Mais Saia de Forma (Editora Gente, 2013) traz um método simples e o cálculo de importantes indicadores, já que é acompanhado por uma planilha gratuita online.

A ideia do livro é promover a mudança de comportamento. “Todos nós temos a mesma tendência de só nos preocuparmos com os problemas financeiros quando eles são graves demais – e fazemos o mesmo com nossa saúde”, destaca Pereira.

Casais inteligentes enriquecem juntos é um dos bons livros sobre finançasCasais Inteligentes Enriquecem Juntos

Do autor Gustavo Cerbasi, Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Editora Gente, 2004) é um best-seller. Trata-se de uma referência para casais que desejam criar um orçamento familiar inteligente, voltado para a construção de um patrimônio e a conquista da liberdade.

“Com uma linguagem acessível e muitos exemplos, Gustavo destaca quais devem ser as principais atitudes dos casais que pretendem ter sucesso nas finanças e indica ferramentas capazes de ajudar”, sugere Pereira.

Livro disponível no Vivo Compras.

Pai Rico Pai Pobre é um dos bons livros sobre finançasPai Rico Pai Pobre

A obra Pai Rico, Pai Pobre (Editora Campus, 2000), de Roberto Kyiosaki, não é apenas mais um dos bons livros sobre finanças. É um clássico, visto como precursor da educação financeira. Ele é voltado para a conquista da independência financeira.

“O livro defende a necessidade de revermos nossos conceitos em torno de riqueza e a importância de assumirmos mais riscos e responsabilidade nos desafios de criar renda e patrimônio”, explica Ricardo Pereira.

Livro disponível no Vivo Compras.

12 meses para enriquecer é um dos bons livros sobre finanças12 Meses para Enriquecer

A vantagem da obra 12 Meses para Enriquecer – O Plano da Virada (Editora Lua de Papel, 2010), de autoria de Marcos Silvestre, mais do que a ampla cobertura sobre orçamento e planejamento financeiro, é a estrutura de apoio que vai além do livro.

A obra traz planilhas, calculadoras e até simuladores que ajudam, segundo o educador financeiro, a ter uma real dimensão do que é explicado no livro. Por fim, essas ferramentas também são úteis para mensurar os resultados que serão obtidos em um ano.

Saiba mais para gastar menos é um dos bons livros sobre finançasSaiba Mais para Gastar Menos

No quinto item da lista de bons livros do educador financeira, o relato de Elaine Toledo em Saiba Mais Para Gastar Menos (Editora Alaúde, 2010) foca na importância do autoconhecimento para garantir o equilíbrio financeiro.

“O livro oferece excelentes dicas para definirmos melhor nossas prioridades e, claro, respeitá-las. Trata-se de uma leitura essencial para quem quer lidar melhor com seus gastos e rever seu padrão de vida”, indica Ricardo Pereira.

 

Você tem uma dica de outros bons livros? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria