Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça 5 atitudes que vão ajudar você a realizar sonhos

A- A+

Pode ser uma viagem de estudos, a compra de um carro, a aquisição da casa própria ou simplesmente vencer as dívidas. Ter metas é uma motivação de vida que faz bem ao bolso. Afinal, não há como realizar sonhos sem gerenciar bem as finanças.

Se é verdade que sonhar é uma característica comum às pessoas, também não se pode desconsiderar que alcançá-los não se mostra como uma tarefa fácil. “Realizar sonhos é concretizar um projeto, um desejo. É superar desafios”, define a assessora financeira Ana Paula Pavanatti, da REORG.

Realizar sonhos depende de organização financeira.

Sejam pessoais ou profissionais, realizar sonhos depende de planejamento. Foto: iStock, Getty Images

5 passos para realizar sonhos

Traçar objetivos e estruturar as finanças são apenas alguns dos passos que você precisa dar para chegar aos resultados que almeja. Quer conhecer o atalho para realizar sonhos? Siga as cinco etapas seguir.

Identificação

Para Ana Paula Pavanatti, o primeiro passo para realizar sonhos é identificar quais são eles. Você pode começar dividindo por categorias. São sonhos profissionais ou pessoais? O que eles envolvem? Viagens, aquisições ou atingir uma situação financeira ideal? Partindo de um cenário abrangente, você se direciona para o objetivo específico.

Estudo

“Estude as maneiras de realizar seu sonho, qual será o percurso que você terá de seguir”, indica Ana Paula. Quando tiver um objetivo final bem definido, é tempo de traçar os caminhos, os possíveis obstáculos e uma divisão por etapas.

Quer viajar ao exterior para estudar? É fundamental pensar no roteiro, na documentação necessária, na hospedagem e em detalhes básicos como esses.

Planejamento

Realizar sonhos também depende de um plano de ação. “Planeje quanto ele custa, quanto tempo você precisa se preparar como pessoa e financeiramente para realizá-lo”, sugere. Delimitar prazos pode ser uma forma de você se organizar melhor e dar sequência ao seu projeto.

Crença

Acredite nas possibilidades de concretização. “Por vezes, precisamos renunciar algumas coisas na vida para poder realizar sonhos”, indica Ana Paula. Dificuldades financeiras e decisões complicadas são naturais nesse tipo de processo.

Proteção

Proteja seu sonho. “É através dos sonhos que conseguimos nos movimentar e sair da zona de conforto. São eles que nos impulsionam”, afirma. Se você precisar adiar o prazo final, por exemplo, faça. Ser flexível pode ajudar a manter os seus desejos vivos para que sejam realizados algum dia.

Você vai se interessar por:

Alcançar objetivos de vida depende de economia e planejamento financeiro

Aprender a investir: quanto antes você começar, melhor

Perseverar é a chave para o sucesso na vida

Como realizar sonhos em família

É válido lembrar que realizar sonhos não é projeto individual. As decisões e atitudes que você toma influenciam diretamente nas pessoas que convivem com você, como seus familiares.

Priorizar os projetos que sejam vantajosos para todos é um caminho para garantir a satisfação e o bom convívio na casa. “A família que sonha junto tem grandes chances de realizar muitos sonhos”, diz Ana Paula.

Segundo ela, o planejamento é chave para o desenvolvimento da família de maneira sólida, realista e promissora. Quando seus membros se reúnem para identificar quais são suas receitas, suas despesas fixas e traçam metas em conjunto, identificando os sonhos individuais e coletivos, cria-se respeito e pessoas mais disciplinadas nas finanças.

Tome cuidado apenas para não definir metas tão distantes que acabem lhe frustrando. “O ser humano vive atualmente em uma sociedade imediatista. Devemos aprender a não criar muita expectativa”, alerta Ana Paula.

A recomendação é aprender a identificar o que é real do lúdico. “Ser realista é estar com os pés no chão, saber qual o seu real padrão de vida, ter equilíbrio”, finaliza Ana Paula, lembrando da importância de controlar as emoções.

 

Gosta de dicas financeiras? Cadastre-se e receba a nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
metas de curto médio e longo prazo
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria