Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça 4 maus hábitos comuns em pessoas endividadas e saiba mudá-los

A- A+

Atrasa uma conta e empurra para o próximo mês, faz uma compra não prevista e opta pelo parcelamento, toma café na padaria todos os dias e sempre compra um doce após o almoço. Você se identifica com esses hábitos? A maioria das pessoas endividadas não se dá conta, mas são comportamentos como esses que acabam comprometendo o orçamento.

Compras impulsivas, gastos descontrolados e falta de educação financeira compreendem um conjunto de ações que contribuem para que os débitos superem o salário no fim do mês.

Para mudar o cenário, não é obrigatório abrir mão de tudo que se gosta, mas depende de rever atitudes e exercer o controle sobre as finanças, seguindo um bom planejamento à risca.

Mulher faz parte das pessoas endividadas

É preciso ter controle, planejamento e disciplina para mudar os maus hábitos. Foto: iStock, Getty Images

Erros comuns de pessoas endividadas

De acordo com um levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) juntamente com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 53,1% dos consumidores brasileiros atrasou ao menos uma conta ao longo de 2015, percentual maior do que o registrado em 2014, que foi de 41%.

A pesquisa também apontou que o cartão de crédito foi a dívida mais comprometida (23%), seguido pelas contas de luz (17,9%), de TV por assinatura (12,7%) e telefone (12,5%).

Uma série de hábitos comuns entre as pessoas endividadas acabam levando às contas atrasadas e, consequentemente, a outros problemas financeiros, como o nome sujo.

O consultor Erasmo Vieira aponta quais são os quatro principais e indica como é possível reverter a situação:

1. Falta de planejamento

A característica mais presente no perfil das pessoas endividadas é a falta de planejamento financeiro. Conhecer os limites do próprio orçamento é o primeiro passo para a mudança. E não adianta fazer o planejamento e não segui-lo. Coloque tudo no papel e não gaste mais do que a planilha permite.

2. Descontrole das receitas e despesas

Essa é outra consequência comum da falta de planejamento. Um dos principais sinais é quando o consumidor começa a usar mais de um cartão de crédito, não para aproveitar seus benefícios, mas porque o limite de um já não é mais suficiente. O descontrole aparece também no uso inadvertido do cheque especial como renda e no excesso de financiamentos para tentar quitar as dívidas.

3. Gastos por impulso sem avaliação

Pessoas endividadas geralmente tem uma tendência a buscar a satisfação imediata, não conseguindo adiar a vontade de compra. Pensar no futuro e não apenas no presente ajuda a controlar esses impulsos, garantindo uma situação financeira mais estável. Nunca compre nada sem pensar: decida por alguns dias se realmente precisa do produto.

4. Compras parceladas em gastos corriqueiros

Outro hábito comum é parcelar pequenos gastos do dia a dia, em vez de evitar a compra. Vieira diz que as pessoas endividadas acreditam que só conseguem adquirir as coisas se fizerem dívidas, mas isso é muito errado. É preciso aprender a poupar e comprar apenas quando tiver o valor disponível naquele momento.

Como corrigir os maus hábitos

O consultor financeiro diz que a principal dica é criar um objetivo espetacular que o motive a falar “não” para algumas coisas, permitindo conquistar outras. “Alguns exemplos de objetivos espetaculares são sair do cheque especial, liquidar cartão de crédito e pagar financiamentos”, indica Erasmo.

As próximas metas, depois de quitar as dívidas, podem ser uma viagem, trocar o celular, trocar de carro, fazer uma festa ou ainda comprar o imóvel dos sonhos. Buscar motivações ajuda a ter controle e economizar.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pronto para deixar para trás a relação de pessoas endividadas? Comente!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças