Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça 3 estratégias de compra de ações baseadas em tendências

A- A+

Você deu os primeiros passos no mercado de ações, conheceu alguns dos conceitos básicos, abriu uma conta em corretora e chegou a hora decisiva de efetivamente investir seu capital. É nesse momento que você precisa definir estratégias de compra de ativos e colocar em prática aquilo que pode resultar na melhor rentabilidade futura.

Comprar e vender ações na hora certa parte de um princípio básico, que não custa lembrar: negociá-las por um preço mais alto do que aquele que pagou. Parece simples, mas na verdade isso exige atenção, estratégia e conhecimento do mercado, ainda mais quando o plano é criar ganhos sistemáticos e consistentes com os investimentos realizados.

Avaliando estratégias de compra de ações

Decisão de compra de ações deve considerar a tendência de seu valor no mercado. Foto: iStock, Getty Images

Como montar estratégias de compra de ações

Mais do que estar atento a revistas especializadas, televisão, conselheiros ou à opinião de outros investidores, para enxergar as melhores oportunidades de compra de ações, o caminho é ficar de olho nos números. Para ter resultados no médio e longo prazo, uma boa estratégia é estar alinhado ao cenário de maior probabilidade e pronto para se proteger no pior dos casos.

Como fazer isso? Os movimentos de compra de ativos por análise do investimento são definidos por três características diretamente conectadas às tendências de alta e baixa do preço dos ativos: os movimentos são chamados de rompimento, correção e contra tendência.

Quando o preço dos ativos está em alta, é mais comum o uso de estratégias de rompimento e de correção para a compra de ações. Por outro lado, a contra tendência geralmente ocorre no mercado quando os ativos estão em trajetória de baixa e envolve uma maior aposta do investidor. Saiba mais sobre essas estratégias de compra:

Rompimento

A compra por rompimento se configura quando o ativo é adquirido em um momento em que ele rompe o valor que teve em um pico anterior no mercado. Algo a observar nos gráficos de mercado é que, antes de isso ocorrer, ele registra uma leve queda, o que é chamado de fundo ascendente.

Em sequência à compra por rompimento, é comum a criação de outro fundo ascendente, sinal que o valor do ativo pode superar o pico anterior, o que garante ganhos ao investidor.

Correção

Ao adquirir uma ação após um movimento de baixa dentro de uma tendência de alta, você estará adquirindo um ativo pela estratégia de correção. Geralmente, a compra é acionada após alguma sinalização gráfica que indique uma chance maior de retomada do movimento de alta.

Um fator importante ao fazer esse tipo de transação é que o investidor precisa ficar atento aos movimentos de baixa na trajetória do ativo. Caso a baixa no valor do ativo supere a mínima do fundo anterior, cancelando a tendência de alta das ações, é melhor o investidor suspender essa estratégia de compra, procurando outros ativos no mercado.

Contra tendência

Por fim, a estratégia de contra tendência aproveita justamente os momentos de forte baixa das ações. Nos gráficos das ações, o movimento indica um claro topo descendente, ou seja, mais baixo que o anterior, comprovando um ritmo de baixa.

Entretanto, o investidor pode ficar atento a dados de mercado que indiquem uma virada na trajetória negativa dos ativos, investindo neles em um momento de baixa acentuada, mas com possibilidade de subida no preço.

Com isso, o plano do investidor é o de aproveitar uma situação em que a forte queda se corrija e se reverta em uma alta.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor dica. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou de saber mais sobre as estratégias de compra de ações? Compartilhe as dicas!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Taxa para investir em ações
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez