Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça 3 aplicativos para organizar despensa de casa

A- A+

Você é daquelas pessoas que vai ao supermercado sem saber o que tem em casa? Que está sempre com algum produto vencido porque já nem lembra que ele está no armário? Você pode estar gastando mais do que precisa, somente por não organizar despensa en casa. A boa notícia é que você pode mudar isso utilizando aplicativos e técnicas básicas.

Como organizar despensa

Uma pesquisa da agência Nova SB aponta, através de um estudo realizado com 6 mil consumidores, que 44% dos brasileiros não fazem lista de compras antes de ir ao supermercado. Esse é um indicativo de uma cultura muito comum a população do pais: a de comprar o que não necessita.

As despesas de supermercado são a que mais consomem do orçamento dos brasileiros. São 16% da renda mensal gastos somente em alimentos. Organizar despensa e controlar aquilo que você já tem em casa, cuidando para que nada estrague, pode ajudar a reduzir esses custos.

organizar-despensa

Cuidado com a validade é essencial. Foto: iStock, by Getty Images

A blogueira Flávia Ferrari, especialista em organização de ambientes, diz que o primeiro passo para organizar despensa é separar os produtos por tipos. Os produtos de limpeza devem ganhar um espaço separado dos alimentos, que, por sua vez, devem ser divididos entre secos e pastosos, fechados e abertos.

Quando todos os produtos estiverem separados, é hora de organizá-los em seus respectivos espaços. Flávia recomenda que os alimentos que estão em sua embalagem original fiquem separados daqueles que já estão abertos. Verifique a data de validade de cada um, eliminando os já vencidos, deixando os com data de vencimento próxima mais à mão e distanciando os mais duráveis.

Evite prender sacos e pacotes com elásticos ou prendedores de roupas. Esse tipo de armazenamento, além de não ser prático e deixar que a despensa fique suja por farelos, ainda não oferece as condições necessárias para que os alimentos mantenham a qualidade. Depois de abertos, o ideal é guardar todos os alimentos em potes de vidro. Flávia defende que o vidro não deixa cheiro, não solta nenhum tipo de substância e veda melhor o recipiente.

Você vai se interessar por:
Veja dicas para economizar no supermercado
Saiba como economizar em tempos de alta da inflação

Apps para organizar despensa

Out of Milk

Esse é um aplicativo completo para quem precisa organizar a despensa e cuidar da cozinha como um todo. Você introduz no app as informações sobre aquilo que você tem em casa, informando nome do produto, quantidade e data de validade. No mesmo software, você consegue listar aquilo que está em falta na casa e montar uma lista de compras. Quando as compras forem feitas, você informa ao aplicativo e ele automaticamente envia os produtos para a lista de disponíveis na despensa.

iSpoil

O app iSpoil é voltado para quem tem os alimentos na despensa e não sabe o que fazer com eles. Segundo a IOTO, empresa criadora do programa, ele tem uma preocupação ambiental para evitar o desperdício. Além de poder criar uma lista de compras, você insere os alimentos que já estão disponíveis na despensa e ele dá de como armazená-los e até mesmo de como utilizá-los na cozinha.

Despensa de Casa

O Despensa de Casa é um guia completo para quem quer organizar a despensa e cuidar da alimentação. Você pode escanear os códigos de barras dos produtos, para que o aplicativo indique as informações nutricionais. Ele também calcula a sua taxa média de consumo de determinado produto e indica quando e quanto dele você precisa comprar novamente.

Gostou das dicas para organizar despensa? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria