Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça cidades brasileiras para apreciar a arte urbana

A- A+

Nem sempre é preciso estar dentro de um museu para apreciar belas obras. Com a expansão do grafite nas últimas décadas, muitas ruas se transformaram em galerias a céu aberto, dando espaço a um volume de arte urbana nunca antes visto. Você se interessa? Então, veja onde conferir.

O melhor da arte urbana no Brasil

Difícil encontrar alguém que não goste de arte urbana. Afinal, um pouco de colorido em meio ao caos sempre cai bem. Mas é preciso ter também muita disposição para percorrer ruas e mais ruas em busca dos melhores grafites. Quando isso acontece, a recompensa é imediata.

A capital paulista é, sem sombra de dúvida, o maior expoente de arte urbana no Brasil.

Muitas ruas no país se transformaram em belos espaços de obras de arte. Foto: iStock, Getty Images

São Paulo

A capital paulista é, sem sombra de dúvida, o maior expoente da arte urbana no Brasil. Em todos os cantos da cidade, é possível ver obras gigantescas em muros, nas laterais de prédios, nas fachadas de lojas e onde mais a imaginação permitir.

A Vila Madalena – um dos bairros mais boêmios da cidade – é uma verdadeira galeria de arte. Um de seus ícones é o Beco do Batman (entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque). Além desse espaço, muros e fachadas do comércio local também servem de espaço para manifestações artísticas.

Outros pontos da cidade também são referência em arte urbana. Na rua Mário de Alencar, é possível encontrar criações de Paulo Ito. Já na rua Harmonia, artistas como Mundano e Speto estampam paredes com suas obras. Esse espaço, aliás, virou o sonho de consumo dos grafiteiros.

Arte urbana em São Paulo

Grafite é exemplo de arte urbana na capital paulista. Foto: Eduardo Ogata, SPSE

Nessas imediações, também são vistas obras internacionais, como as de autoria do artista inglês Fin DAC, com muita aplicação de estêncil. Já no Beco do Lira (Rua Paulo Gontijo de Carvalho), é possível encher os olhos com os desenhos do grafiteiro Crânio.

Entre as atrações que não podem faltar no seu roteiro, estão a pintura do grafiteiro Kobra em homenagem a Oscar Niemeyer (com 52 metros de altura, na avenida Rebouças, em frente ao Shopping Patio Paulista) e o muro na saída para a avenida 23 de maio, com desenhos de Nina Pandolfo, Nunca e Osgemeos.

Rio de Janeiro

O projeto Vidigal de Braços Abertos abre os muros de acesso à comunidade do Vidigal a grafiteiros do mundo todo. Já no bairro Fátima, a escadaria Carmen Miranda – produção do coletivo de arte SerHurbano – é imperdível. A pintura foi toda feita à noite sobre uma projeção do desenho da artista.

A boemia da Lapa também dá muito espaço à cor, como é o caso da obra Liberte Seus Sonhos, na rua Riachuelo. Já o bairro Santa Tereza é um espetáculo à parte, com o Morro dos Prazeres – são 50 casas pintadas por cinco grafiteiros. Esse expoente da arte urbana carioca acabou batizado como o Caminho do Grafiti.

Em 2014, o Instituto EixoRio lançou o projeto GaleRio, proposto como a maior galeria de arte a céu aberto do mundo. Alunos da Escola Municipal Barão de Macahubas tiveram seus rostos eternizados com a técnica do retratismo, que remete a fotos antigas em preto e branco e em tom sépia.

Arte urbana no Rio de Janeiro

Projeto GaleRio foi proposto para ser maior galeria de arte a céu aberto do mundo. Foto: Ricardo Cassiano

Você vai se interessar por:

Viagem cultural: conheça destinos para ficar em contato com a arte

Site reúne dicas de áreas verdes de cidades de todo o mundo

Inhotim é destino para quem se interessa por arte e natureza

Arte urbana mundo afora

Se você está de malas prontas para viajar pelo mundo, poderá encontrar as obras mais incríveis – e polêmicas – da atualidade, de artistas como Banksy, ROA e BLU.

Porém, como o grafite nem sempre é bem conservado, uma dica interessante baixar aplicativos específicos com atualizações sobre street art ou visitar sites que mapeiam as obras, como Street Art Locator, Red Bull Street Art, Big Art Mob, Urban Art Guide e LDN Graffiti.

 

Você tem uma boa dica sobre arte urbana? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
oscilações da Bolsa de Valores
trabalhar de babá no exterior
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images