Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira um passo a passo para pintar parede interna e economizar

A- A+

Está precisando renovar o interior da casa ou ao menos fazer a sua manutenção? Como o dinheiro não anda sobrando para ninguém, quem tal ver o passo a passo para pintar parede interna e fazer, você mesmo, o serviço?

É preciso, claro, ter bastante disposição, pois não é uma tarefa tão leve quanto pode parecer. Mas também não é nada impossível de ser feito. A única exceção é nas casas onde as paredes precisam de muita preparação – raspagem, aplicação de massa corrida e lixação. Nesse caso, é melhor deixar o serviço para profissionais.

Passo a passo para pintar parede interna

Paredes da casa devem ser preparadas antes de receber a aplicação da tinta. Foto: iStock, Getty Images

Passo a passo para pintar parede interna

Confira as dicas do passo a passo para pintar parede interna. São cinco etapas que pedem a sua atenção, mas que podem se tornar fáceis. E o melhor: você economizará bastante ao colocar a mão na massa (ou no pincel).

1. Limpe as paredes

A quantidade de poeira acumulada ou mesmo outros tipos de sujeira pode comprometer a qualidade da pintura. Por isso, o ideal é que as paredes sejam limpas conforme a indicação para o tipo de tinta (algumas apenas com pano úmido, enquanto outras precisam de esponja e detergente). Se houver mofo, deve ser utilizada água sanitária.

2. Faça o serviço em dias secos

As condições do tempo são fundamentais para o sucesso da pintura. Para garantir a secagem, escolha dias bastante secos. A umidade é uma das maiores inimigas da boa pintura.

3. Isole os cantos

Um dos processos mais difíceis não é a pintura em si, mas todos os cuidados que se deve ter para não colocar tinta onde não deve. Um exemplo são os cantos (quando há aplicação de gesso) e os batentes de portas e janelas. Para não pintar mais que o necessário, cole fita adesiva nesses espaços. O mesmo pode ser feito quando for pintar as janelas.

4. Proteja o chão

Da mesma forma que as janelas, o piso merece um cuidado especial. Não é raro vermos respingos por todo lado após a pintura. Muitas pessoas forram com jornal, mas é mais indicado utilizar um material mais encorpado, como papelão, ou impermeável, como lona. Esse último pode ser comprado por metro nas ferragens e lojas especializadas em pintura.

5. Utilize pincel nos cantos

Por maior que seja a praticidade proporcionada pelo rolo, é mais indicado utilizar um pincel para pintar os cantos. Afinal, não há rolo que faça um bom acabamento das dobras. A dica dos profissionais é começar a pintura pelos cantos e depois concluir com o rolo. O tempo necessário para a secagem e reaplicação da tinta deve ser observado na embalagem.

Você vai se interessar por:

Assistência para sua casa

Para se proteger de qualquer emergência em sua casa, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro em emergências na sua casa

Gostou do passo a passo para pintar parede interna? Compartilhe as dicas!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
como abrir uma empreiteira
economizar no seguro da casa