Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira três programas de turismo em Porto Alegre para as férias

A- A+

Como toda a capital, Porto Alegre atrai pessoas de várias cidades do interior do Rio Grande do Sul e também de outros Estados. Em meio à rotina do dia a dia, mal sobra tempo para conhecer os atrativos da cidade. Por isso, fazer turismo em Porto Alegre é uma opção para as férias de julho, inclusive para moradores.

Fundada em 1772 por casais açorianos, Porto Alegre acolheu nos séculos seguintes imigrantes alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses. Embora seja urbanizada, a capital dos gaúchos ainda preserva ampla área rural, sem contar as praias do Guaíba, que proporcionam belas paisagens e um pôr do sol de cair o queixo.

Rua Gonçalo de Carvalho é considerada a rua mais bonita do mundo. Foto: iStock, by Getty Images

Rua Gonçalo de Carvalho é considerada a rua mais bonita do mundo. Foto: iStock, by Getty Images

Roteiros de turismo em Porto Alegre

Que tal aproveitar o tempo livre para fazer turismo em Porto Alegre? Confira três opções de passeios.

  1. Linha Turismo

Mesmo que você já conheça os pontos do trajeto da Linha Turismo Porto Alegre, num ônibus de quatro metros de altura, com o segundo andar aberto, você vai ver a cidade por outro ângulo e ainda aprender sobre a história e curiosidades de personagens, ruas, bairros, praças e monumentos da capital gaúcha, que provavelmente você não tinha ouvido falar.

poa

Centro histórico faz parte do city tur. Foto: iStock, by Getty Images

No city tour Centro Histórico, o foco são os atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região central, onde a cidade nasceu, como a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro e o Parque da Redenção. O roteiro permite que você desembarque em cinco pontos do trajeto.

O city tour Zona Sul funciona sem paradas. As principais atrações são as paisagens naturais, com destaque para a praia de Ipanema e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que do alto do Morro da Pedra Redonda permite uma vista de 360° de toda a cidade.

Informações: 0800.517686 ou (51) 3289.0176.

  1. Caminhos Rurais

Porto Alegre é a segunda capital brasileira com a maior área rural. A rota Caminhos Rurais fica a poucos minutos do centro, num espaço com natureza viva, áreas produtivas e de preservação ambiental. A região de estâncias do século XIX, hoje é ocupada por pequenas propriedades de agricultura familiar e agroecológica, que preservam a paisagem natural e o modo de vida rural do gaúcho.

No roteiro, há placas que orientam o acesso, mas, para quem preferir há uma rede de agências de turismo que organizam tours por propriedades dedicadas a diferentes atividades, como produção de vinhos, frutas, pesca, trilhas, passeios a cavalo, plantas ornamentais, entre outros.

Informações: www.caminhosrurais.tur.br

  1. Passeios de barco

E já que o Guaíba é um dos maiores patrimônios dos porto-alegrenses, passeios de barco também são meios interessantes de se fazer turismo por lá, principalmente para moradores que, em geral, só passam pela orla.

Uma das opções mais tradicionais para desbravar as águas do Guaíba e conhecer algumas de suas ilhas é o barco Cisne Branco, que sai do Cais do Porto, local onde desembarcavam os imigrantes séculos atrás. Existem roteiros mais curtos e outros que incluem refeições, além de um passeio noturno.

Outra opção é usar o catamarã, que cruza o lago regularmente no trajeto entre Porto Alegre e a cidade vizinha de Guaíba.

Informações: www.barcocisnebranco.com.br ou (51) 3224-5222 e www.travessiapoaguaiba.com.br

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro