Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira três passos para garantir o sucesso de um churrasco

A- A+

Tem coisa melhor do que reunir a família e os amigos para assar aquela picanha e comer um churrasco? O problema é calcular a quantidade certa de carne a ser comprada para que ninguém saia do evento com fome e, ao mesmo tempo, não haja desperdício, afinal, os tempos são de vacas magras na economia brasileira.

Então por que não aliar a tradição que atravessa gerações com as funcionalidades que a tecnologia atual nos coloca à disposição? Eis o primeiro passo para garantir o sucesso do seu churrasco: calculadoras online e aplicativos para celular que ajudam a fazer as contas. Veja esta e outras sugestões no passo a passo a seguir.

churrasco

Separar todos os utensílios e ingredientes necessários previamente é importante. Foto: iStock, by Getty Images

Três dicas para não errar no churrasco

  1. Calcular a quantidade de carne

Existem diversos aplicativos para celular que permitem fazer a conta da quantidade de carne a ser comprada, considerando o número de homens, mulheres e crianças que irão participar do evento. O detalhamento dos tipos e cortes de carne varia de cada aplicativo, mas o Guia do Churrasco (para Android e iOS) e o Churrascômetro (para Android e iOS) oferecem boas opções, inclusive para calcular a quantidade de acompanhamentos, como pão de alho, farofa e vinagrete. O app Meu Churras (para Android e iOS) tem o diferencial de gerar uma lista de compras detalhada, inclusive com estimativa de custo.

Aplicativo Meu Churras gera lista de compras para o preparo do churrasco. Foto: Reprodução

Aplicativo Meu Churras gera lista de compras para o preparo do churrasco. Foto: Reprodução

Na web você também encontra soluções como a CalculeNet e o site Churrascolator, que oferece até videoaulas gratuitas para melhorar suas técnicas como assador, mas é preciso se cadastrar para ter acesso a todos os vídeos. Vale ficar atento aos preços de referência usados para os cálculos, que podem não estar atualizados ou ter alguma diferença na sua região. Na CalculeNet é possível editar os valores para chegar a um cálculo mais exato dos custos.

  1. Preparar o local do churrasco

Antes que os convidados cheguem, deixe separados todos os utensílios e ingredientes que o que o churrasqueiro vai precisar. Isso evita correria de última hora e afasta aquela impressão de que você não estava preparado para receber a turma.

Separe recipientes grandes para salgar ou temperar a carne e outro para colocar a carne depois de assada. Garanta que espetos, facas, garfos, grelha e outros utensílios que você vai precisar para preparar a carne estejam na quantidade adequada e devidamente limpos.

Se você quiser dar um toque mais divertido ao ambiente, use toalhas com temas descontraídos nas mesas. Deixe pratos, talheres, copos e guardanapos à disposição dos convidados e disponha os acompanhamentos num local em que todos possam se servir. Deixe as bebidas em um local separado, cuidando sempre da reposição.

  1. Assar cada tipo de carne no seu tempo

De nada adianta toda essa preparação se o assado não sair a contento dos convidados. Por isso, escolha bem o assador! É preciso conhecer e respeitar o tempo de preparo de cada tipo de carne. A costela, por exemplo, precisa assar por cerca de quatro ou cinco horas antes, então você precisa colocar a carne no fogo antes que os convidados comecem a chegar.

É costume servir primeiro as linguiças, chamadas de salsichão no sul do país. Elas tem um tempo de preparo mais rápido, então você pode colocar no fogo à medida que os convidados vão chegando e servir como aperitivo. Outra opção para beliscar enquanto as outras carnes vão assando é coração do frango.

Além de serem saborosas, as carnes que servem como aperitivo ajudam a manter a turma reunida em torno da churrasqueira, promovendo a confraternização, que afinal de contas é o principal objetivo de se chamar os amigos para um churrasco. Ah, importante: como você já fez as contas lá no início e vai rachar a conta com a galera, vá cobrando o pessoal na chegada, para não ficar com a conta.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria