Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira três formas de evitar fila de banco para pagamentos

A- A+

Não há quem não perca a paciência com uma fila de banco que parece não ter fim, apesar de todos os esforços para reduzir esse mal do dia a dia de quem tem contas a pagar.

Existe um compromisso firmado entre as instituições financeiras e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que indica o tempo máximo de espera na fila do banco, contado da entrada do consumidor na fila até o início do atendimento.

Esse período é de 20 minutos para dias normais e 30 minutos para os dias de pico, normalmente nos dias 5, 10, 25 e 30 ou 31 de cada mês, segundas e sextas-feiras, vésperas e dias seguintes a feriados e o quinto dia útil do mês.

fila-de-banco

Há ainda a possibilidade de usar aplicativos de celular ou o site do banco. Foto: iStock, by Getty Images

Vários estados e municípios possuem legislações específicas para o tempo de espera, com punições que incluem indenização a clientes em caso de demora excessiva no atendimento. Em geral, são os Procons locais que fazem o monitoramento das filas de banco e centralizam as reclamações.

Três alternativas para fugir da fila no banco

Para quem tem conta em banco, a Febraban recomenda ativar o débito em conta para o pagamento de despesas fixas, como água, luz, telefone, condomínio, entre outras. Outra opção é o pagamento com cartão, que pode ser feito em terminais de auto-atendimento. Há ainda a possibilidade de usar aplicativos de celular ou o site do banco no qual você tem conta para agendar pagamentos de boletos, usando o código de barras.

Se você não tem conta em banco, também há maneiras de pagar suas contas sem precisar ir até uma agência bancária. Além de fugir da fila no banco, nesses locais você conta com horário de atendimento estendido em relação ao horário bancário. Conheça três possíveis locais onde você pode pagar suas contas:

  1. Banco Postal

Em todo o território nacional há agências dos Correios que atuam como Banco Postal. Essas agências permitem o pagamento de contas de água, luz, telefone e gás e arrecadação de valores referentes a contas de consumo de concessionárias conveniadas ao Banco do Brasil. No Banco Postal você pode pagar sua conta, bem como boletos bancários emitidos pelo Banco do Brasil, mesmo que já tenha passado a data de vencimento, de acordo com as instruções constantes no próprio documento. Boletos bancários de outros bancos podem ser pagos até o vencimento. É possível ainda pagar tributos como Guia de Previdência Social (GPS), DARF, IPTU, IPVA, Licenciamento e Seguro DPVAT.

  1. Lotérica

Os locais alternativos para pagar contas mais utilizados no Brasil são as casas lotéricas. Segundo a Caixa, mais da metade das contas de concessionárias de serviços públicos, como água, luz e telefonia, são pagas em lotéricas. Nesses locais, você também pode pagar boletos de qualquer banco até o vencimento, além de tributos federais, estaduais e municipais, como guias do FGTS e INSS e guias de contribuição sindical.

  1. Correspondentes bancários

Os correspondentes são empresas contratadas por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições. O Banco Postal e as lotéricas são também correspondentes bancários, mas existem outros estabelecimentos que atuam como correspondentes, como supermercados, farmácias, entre outros. Nesses locas, há uma restrição de valor dos boletos a pagar, de acordo com cada estabelecimento. Esse limite varia de R$ 500 a R$ 1 mil e refere-se não à soma de todos os pagamentos que você pretende fazer, mas sim ao valor avulso de cada boleto. Você pode pagar faturas de água, energia elétrica, telefone, internet, financiamentos, condomínios, prestações, ou qualquer boleto dentro do vencimento.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

quando vale a pena comprar título de capitalização
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho