Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira quatro passos para escolher fone de ouvido para celular

A- A+

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com o Mobile Time, mostrou que 75,8% dos entrevistados usa o celular para ouvir música, sendo o telefone celular a segunda plataforma mais usada para esse fim, perdendo apenas para computador ou laptop, usados por 79,2% dos entrevistados. Por isso, é importante escolher um bom fone de ouvido para celular.

Não é muito difícil perceber que o hábito de ouvir música no smartphone tornou-se muito popular no Brasil. Basta observar nas ruas que cada vez mais gente circula por aí com fones de ouvido conectados ao celular, seja dentro do ônibus ou durante a corrida no parque.

Fabricantes inovam nos modelos de fone de ouvido para celular

Tamanha popularidade dos dispositivos móveis para ouvir música transformou também o mercado de fone de ouvido para celular. Os fabricantes têm se esforçado em lançar produtos com tecnologias inovadoras e design diferenciado para atrair consumidores.

fone-de-ouvido-para-celular

Os modelos variam em design e tecnologia. Foto: iStock, by Getty Images

A diversidade de estilos e o diferencial tecnológico do fone de ouvido para celular se reflete também no preço. Um fone pode custar R$ 5 ou R$ 500, dependendo da marca, do modelo e da tecnologia.

Toda essa variedade pode deixar o consumidor confuso na hora de escolher um fone de ouvido para celular. Para ajudar, a equipe do site TechTudo, especializado em tecnologia, detalhou quatro elementos que devem ser observados antes de escolher um modelo. Confira:

  1. Sensibilidade: a sensibilidade de um fone de ouvido para celular mede o volume que o aparelho pode alcançar. O número está especificado na embalagem em decibéis de nível de pressão sonora (dB SPL). Isso significa que, para cada miliwatt de potência, o fone entrega uma determinada quantidade de decibeis.
  2. Impedância: de nada adianta você baixar o melhor player de música e ter um smartphone com boa qualidade de reprodução de som se quando você pluga o fone o som fica cheio de ruído. Por isso, preste atenção à impedância. Ela impede que o som da frequência vibratória da energia elétrica produzida pelos fones interfira com o som da música que está sendo tocada, além de proteger os sistemas internos do dispositivo. Quanto maior a impedância de um fone de ouvido para celular, melhor a qualidade do som.
  3. Potência Máxima/Nominal: além da impedância, para o bom funcionamento dos alto-falantes é importante observar a potência máxima que os fones de ouvido para celular aguentam, principalmente se você adora ouvir música em alto e bom som. Quanto maior a potência, melhor a qualidade do som que você poderá ouvir.
  4. Diafragma: o diafragma nada mais é do que o alto-falante. O diafragma dinâmico é o mais comum e mais barato do mercado. Eles têm como característica manter um som mais linear. Já os eletrostáticos são o tipo de diafragma presentes nos fones mais caros e com mais tecnologia aplicada. Eles possuem uma fina película entre dois eletrodos e são conhecidos por sua capacidade de alcançar vários tipos de graves e agudos, reproduzir um som limpo e quase sem distorção. Há ainda fones com diafragmas de armadura balanceada, que são normalmente intra-auriculares. Por serem colocados dentro do ouvido, eles ajudam a bloquear o som ao redor, embora sejam menos potentes.

Compare preços online

A Vivo oferece um serviço de ofertas para você pesquisar e comprar nos maiores sites de e-commerce. Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para fone de ouvido para celular

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico