Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira quais cuidados você deve ter ao financiar carro

A- A+

Para quem quer adquirir um automóvel, financiar costuma ser a principal opção para pagar a compra. Mas, antes de comprometer parte do seu orçamento com as parcelas, é preciso analisar a situação e ter certeza de que os juros não vão fazer do seu carro um problema.

Desvalorização rápida

Uma das maiores dúvidas de quem opta por financiar um veículo novo, a desvalorização é uma realidade. Por isso, considere que, sobretudo nos dois primeiros anos, o carro irá diminuir seu valor de revenda e o investimento feito na compra não será correspondente na hora da negociação. Reinaldo Domingos, educador financeiro, destaca ainda que é preciso estar atento aos custos de manutenção que um veículo exige, como combustível, revisão, IPVA, DPVAT, estacionamento, lavagem e licenciamento.

“Só esses custos representam, em média, 2% sobre o valor do carro, todo mês. Por exemplo, um veículo de R$30 mil terá um custo mensal de manutenção de R$600. Então é importante verificar se o preço caberá no orçamento financeiro mensal, pois, em caso de financiamento, será o valor das parcelas mais o valor mensal de manutenção, o que poderá inviabilizar esta aquisição”, pondera ainda o educador financeiro.

Financiar

Antes de financiar, avalie as taxas envolvidas e também o dinheiro disponível no orçamento. Foto: iStock, Getty Images

Vai financiar? Cuidado com as prestações

Ao financiar, também é preciso estar atento ao número de prestações. Em geral, a dica é que a parcela não deve comprometer mais do que 30% do seu salário. Por outro lado, evite alongar os prazos em excesso, pois isso facilita o descontrole financeiro, além de comprometer a renda dos meses seguintes.

Com parcelamentos maiores, aumenta ainda o valor pago em juros. Em pouco tempo, a soma pode fazer com que a compra seja um problema para o orçamento. Para evitar que isso ocorra, exija demonstrações claras sobre as tarifas cobradas pela financiadora. Porcentagens pequenas podem esconder outros números que não ficam claros em uma conversa.

Conhecer outras opções disponíveis no mercado e traçar comparativos também pode ajudar você a economizar. Para Domingos, a primeira alternativa a se considerar deve ser a compra à vista. Mas, para que ela se torne uma realidade, economizar precisa fazer parte da rotina. Se essa não for uma possibilidade para o seu caso, avalie também os valores envolvidos em um consórcio. A maior desvantagem vai ser o tempo de espera, que pode não compensar para quem quer o carro imediatamente.

Assistência é alternativa para chaveiro e outros serviços

Comprou seu automóvel? Caso você não tenha uma reserva financeira para emergências, uma boa alternativa é fazer um seguro. Desta forma, urgências podem ser resolvidas de forma rápida e com garantia.

Com o Vivo Multiassistência, você conta com serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Você também pretende financiar? Comente!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
não consigo pegar empréstimo
dinheiro poupança pode ser penhorado
cooperativa habitacional