Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 5 opções de turismo cultural entre julho e agosto

A- A+

O início do segundo semestre do ano não é apenas época de férias escolares. Os meses de julho e agosto também são conhecidos por suas opções de turismo cultural. São eventos e festividades espalhados pelo país relacionados a eventos religiosos ou tradicionais. Aliás, nesse quesito de atratividade por atributos como dança, música e demais artes, o Brasil vem crescendo. Conforme o Fórum Econômico Mundial, entre 141 países monitorados, o Brasil é o oitavo país do mundo em recursos culturais.

Turismo cultural cresce no país

O Ministério da Cultura estima que, anualmente, 2,87 milhões de brasileiros e 663 mil estrangeiros se desloquem pelo país em busca de cultura. E, com um país de dimensões continentais, o que não falta são opções de turismo cultural para saciar a sede de novidades.

seudinheiro-turismo-cultural

Viagem durante as férias de inverno é divertido com amigos ou família. Foto: iStock, by Getty Images

Turismo cultural: opções de Norte a Sul

Festival de Dança de Joinville (SC)

Há cinco anos figurando no Guiness World Records como o maior festival de dança do mundo, o evento recebe nada menos que 6 mil participantes e um público estimado em 200 mil pessoas. No total, o evento agrega 170 horas de espetáculos, com estilos de dança para agradar a todos os gostos. Isso o torna também um dos ícones do turismo cultural na região sul.

A cultura do cacau em Ilhéus (BA)

As fazendas de cacau e a cultura que gira em torno desse segmento da economia ganharam fama nos livros do escritor Jorge Amado. Por conta disso, a região recebe atualmente muitos turistas, ávidos por conhecer esses cenários que se tornaram famosos nos romances do autor, além da vasta produção de chocolate. Somado a isso, ainda se pode conferir lindas paisagens do litoral baiano.

Feira Literária Internacional de Paraty (RJ)

A cidade de Paraty praticamente respira cultura. Sua feira literária, gentilmente apelidada de Flip, este ano ocorrerá de 1º a 5 de julho. O escritor homenageado desta edição é Mário de Andrade, agitador cultural e literário que interpretou o Brasil sob diferentes ângulos. Sem dúvida, uma das melhores expressões do turismo cultural brasileiro.

A poesia de Cora Coralina na Cidade de Goiás (GO)

A impressionante história da poetisa e contista Cora Coralina atrai milhares de pessoas até a Cidade de Goiás, para visitar sua casa, que funciona como uma espécie de memorial. Além de ser uma pessoa simples, que ganhava a vida como doceira, impressionou por seu esforço, publicando seu primeiro livro aos 76 anos. Na casa, estão expostos objetos pessoais, os tachos onde fazia doces, cartas e até sua máquina de escrever.

Literatura de Cordel em Pernambuco (PE)

O Estado de Pernambuco não precisa de data ou de evento específico para receber turistas em busca de conhecer melhor a literatura de Cordel. Não apenas na capital, Recife, mas em outras cidades o turismo cultural é impulsionado pelas rimas cadenciadas que caracterizam esse gênero literário, típico da cultura nordestina. Também se podem comprar o cordel, ou folheto, como também é chamada a poesia impressa.

Viagem cultural não se resume ao tradicional

Embora falar em cultura costume despertar a memória de locais com quadros de artistas renomados ou ainda concertos de música clássica, o conceito é mais amplo e abrange as mais variadas opções. Traços típicos de uma região, sua culinária, costumes do seu povo. Tudo isso pode fazer parte de uma viagem cultural. Saiba mais.

 

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

queda do dólar
como conseguir desconto na compra de livros
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
viagens econômicas pelo Brasil
viagem econômica para a Disney
como economizar na limpeza