Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira onde encontrar autorizada para celular das principais marcas

A- A+

Assim como os celulares e smartphones são cada vez mais comuns no dia a dia das pessoas, os acidentes com os aparelhos também aumentam. É nessa hora que você precisa recorrer a uma assistência técnica autorizada. Um estabelecimento que faz os reparos de que seu telefone precisa e tem a garantia de qualidade da empresa que produziu o aparelho.

Como encontrar uma autorizada

O clube Pitzi, empresa de proteção de celulares, realizou uma pesquisa com os brasileiros e descobriu que, no país, cerca de 125 milhões de telefones são danificados por ano. Prova de que é muito fácil estragar um celular. Mas encontrar uma autorizada para reparar os danos e utilizar a garantia oferecida pela marca não é tarefa tão fácil assim.

A Apple, por exemplo, uma das maiores empresas criadoras de smartphones do mundo, conta com assistências técnicas autorizadas nas principais cidades do país, mas não está presente em regiões mais afastadas de cada um dos estados. Por isso, muitas vezes o serviço à distância é o mais utilizado. É possível enviar o aparelho por transportadoras até a sede da empresa.

autorizada

É importante a loja ter a garantia de qualidade da empresa que produziu o aparelho. Foto: iStock, by Getty Images

O mesmo ocorre com a Samsung, empresa asiática que disputa com a Apple a liderança no mercado mundial de smartphones. A diferença é que a marca coreana já está presente no mercado de telefonia nacional há mais tempo e, por isso, chega mais perto dos clientes. A Samsung conta com assistências técnicas em capitais, regiões metropolitanas e algumas outras cidades em polos mais distantes.

Já a Motorola, marca americana que foi sucesso na era pré smartphones e que agora ressurge no mercado de telefonia, está mais presente nas cidades, já que, além das autorizadas em cidades de grande contingente populacional, ainda tem as empresas telefônicas como suas parceiras.

A Nokia, empresa suíça que se fundiu à americana Microsoft, também utiliza o serviço de parceria com as empresas telefônicas, mas tem como foco principal a assistência remota. A empresa coleta o seu aparelho na sua casa ou no endereço que você fornecer, leva ele até uma de suas sedes e depois lhe dá um parecer em retorno.

Já a LG firma parcerias com lojas que vendem smartphones, mas não possui uma autorizada própria em cada lugar. Esse tipo de serviço abre uma gama maior de possibilidades de reparo, mas não dá garantias para troca por outros aparelhos. Se esse for o caso, o smartphone deve ser enviado para a sede da empresa.

Mas em casos mais simples, como travamento de tela, botões que desencaixaram ou lentidão operacional, o Procon indica a tentativa de utilização de assistência à distância. Via internet ou por telefone, as marcas que produzem possuem profissionais especializados, que podem indicar algumas ações que o usuário pode realizar em casa.

A autorizada deve ser acionada em casos de danos físicos ou problemas técnicos mais graves. Os endereços e contato de cada uma das autorizadas das marcas, podem ser encontrados nos sites das próprias empresas, na página de assistência ou suporte.

A assistência além da autorizada

Mas as autorizadas só são uma opção rentável quando se trata de telefones que ainda não excederam a garantia. Depois do prazo de um ano – ou dois para garantia estendida – os custos dos reparos se tornam muito altos.

Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

queda do dólar
vale a pena comprar celular muito barato
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza