Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira o que você precisa saber antes de financiar carro

A- A+

Comprar um automóvel é o sonho de muitos brasileiros. O custo elevado, porém, impede o pagamento à vista na maioria dos casos. Assim, será que financiar carro é uma boa opção?

Antes de financiar carro

A primeira informação para ter em mente quando se realiza o financiamento de um carro é saber que adquirir aquele bem vai gerar uma dívida, que implica, normalmente, no pagamento de juros. Por isso, o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, indica que é fundamental avaliar a real necessidade de fazer a aquisição.

“Por exemplo, se este carro for para o trabalho ou por uma necessidade familiar, sem dúvida alguma, financiar pode ser uma das opções, mas é preciso saber que o consórcio também é”, explica.

Ou seja, antes de fechar o negócio, é preciso buscar as taxas de mercado e as vantagens que cada modalidade oferece. Comprar por impulso sem análise prévia pode fazer do seu sonho um problema financeiro difícil de equacionar.

Além dos valores envolvidos no financiamento, também faça as contas sobre os custos de manutenção que um carro exige. Entre combustível, revisão, IPVA, DPVAT, estacionamento, lavagem, licenciamento e depreciação, o dinheiro investido pode comprometer o orçamento, caso tudo não esteja calculado de forma precisa. No fim de contas, exemplifica Domingos, um veículo de R$30 mil vai render gastos mensais de R$600.

Vai financiar o seu carro? Fique atento às taxas de juros e prazos de parcelamento. Foto: iStock, Getty Images

Vai financiar o seu carro? Fique atento às taxas de juros e prazos de parcelamento. Foto: iStock, Getty Images

Dicas importantes para financiar carro

O modelo mais comum para financiar carro é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Se essa for a sua opção, é importante conhecer as taxas praticadas por diferentes instituições financeiras e também quais são os prazos para o pagamento. Em geral, a melhor escolha é guardar o máximo possível de dinheiro e garantir uma boa entrada. Além de pagar menos juros, as parcelas não irão comprometer tanto os meses seguintes.

A emoção de comprar um carro pela primeira vez ou de trocá-lo por um modelo melhor anima, mas é preciso ter atenção na hora de acertar as prestações e financiar carro. Não é recomendável que se comprometa mais do que 30% da renda com a dívida, pois pode ficar difícil manter as contas em dia e ainda pagar ao banco.

Segurança para sua família

Depois de comprar seu carro, é importante ter mais segurança para o caso de imprevistos. A Vivo, em parceria com a ACE Seguradora, oferece seguros de acidentes pessoais e vida. Além disso, a contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas para financiar carro? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Empréstimo ou financiamento