Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira o que há de novo no edital do Enem 2015

A- A+

O edital do Enem 2015 foi conhecido no dia 18 de maio. A prova, que será aplicada nos dias 24 e 25 de outubro, está com diversas mudanças. A primeira delas já começa sendo sentida no bolso. O valor da taxa de inscrição do Exame irá passar dos atuais R$ 35 para R$ 63. O preço foi corrigido conforme a inflação do período e não era reajustada desde 2004.

Estudantes matriculados em escolas da rede pública que estão terminando sua graduação em 2015 e demais candidatos que declararem carência nos termos do edital continuam isentos do pagamento da taxa.

edital-enem-2015

A prova, que será aplicada nos dias 24 e 25 de outubro, está com diversas mudanças. Foto: iStock, by Getty Images

As inscrições, via web, podem ser feitas até o dia 5 junho, pelo horário oficial de Brasília.

Enem 2015: Veja as mudanças

Perda do benefício de isenção de inscrição

Em 2014, dos 8.721.946 inscritos no Exame, 2.494.477 candidatos faltaram aos dois dias de provas, totalizando 28,6% de abstenções. A fim de diminuir esse índice e economizar recursos públicos, os participantes que não comparecerem em um dos dias de avaliação  e tiverem isenção de inscrição não poderão pedir o benefício para o próximo ano.

Tempo de prova

Nos dois dias de exame, os portões nos locais de provas vão ser abertos ao meio dia e fechados às 13h. Ao contrário dos anos anteriores, a prova inicia às 13h30. Segundo a organização, esse tempo de meia hora a mais será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, por exemplo. Além disso, os candidatos têm mais tempo de entrar em sala e guardar seus materiais.

O período total das provas permanece o mesmo. A duração segue de quatros horas e meia no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo dia de provas.

Identificação de travestis e transexuais

Travestis e transexuais que optarem por serem identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital. Posteriormente, entre os dias 15 e 26 de junho, esses candidatos devem encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível on-line.

Cartão de Confirmação

O Ministério da Educação também decidiu acabar com a entrega do cartão de confirmação na versão impressa. Assim, os candidatos que quiserem checar o seu local de provas, terão de acessar o site oficial do Enem e fazer o login no sistema. Todos os participantes devem ter um e-mail pessoal. Este ano, o sistema não aceitará que mais de uma inscrição seja feita em uma mesma conta.

Segundo o Ministério da Educação, todas essas medidas tomadas são para reduzir a abstenção, ampliar a segurança e dar mais tranquilidade aos participantes durante a aplicação das provas.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito