Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira o que esperar do Android em 2015

A- A+

Líder absoluta de mercado, a Google pode se orgulhar da abrangência do seu sistema operacional para smartphones e tablets, o Android: segundo dados da International Data Corporation (IDC), o predomínio da plataforma em nível mundial chegou a 84,4% do total de smartphones ativos em 2014.

Com uma atualização recém-lançada, 2015 pode ser um ano crucial na eterna busca por crescimento e inovação. Descubra as tendências e saiba o que esperar da plataforma para o ano que se inicia.

Android

2015 pode ser um ano decisivo para o futuro do sistema operacional da Google. Foto: iStock, Getty Images

Nova atualização do Android ainda engatinha

O Android 5.0, também chamado de Lollipop (pirulito, em inglês), foi lançado no último trimestre de 2014. Com a promessa de ser a maior atualização – e de consequências mais significativas – na história do sistema operacional, o lançamento revelou ao mundo as novas diretrizes da Google para os telefones celulares.

O objetivo é promover mudanças em quase todos os aspectos que tornaram a plataforma um sucesso. Ou seja, mexer em time que está ganhando: novos widgets, animações e elementos tridimensionais prometem transformar a experiência dos usuários e dos desenvolvedores.

Com foco no design da plataforma e nos critérios estéticos, as novidades não se restringem ao visual diferenciado. A empresa apostou em mudanças nos ícones e nas especificações, trabalhando em animações, efeitos e transições capazes de apresentar características mais consistentes ao software como um todo.

Outro fator que a Google buscou aprimorar diz respeito à velocidade e à agilidade no uso dos aparelhos. A tela de bloqueio foi incrementada e novos atalhos foram criados, melhorando a navegação e tornando-a mais rápida e intuititva para o usuário.

Ficou ansioso para experimentar as novidades? É preciso ter calma, pois as atualizações das fabricantes de smartphones costumam levar tempo para alcançar os diferentes modelos existentes no mercado – sempre lembrando que versões mais antigas tendem a ser deixadas de lado.

Desafios para 2015

Em 2015, a Google vai trabalhar para que a atualização do Android atinja o maior número possível de aparelhos, otimizando a experiência dos milhões de usuários ativos. Mas é importante salientar que, apesar do panorama favorável em relação aos concorrentes – com crescimento e ganho de mercado -, também há problemas a solucionar no ano que se inicia.

Talvez os principais desafios se refiram à grande fragmentação de versões rodando em todo o mundo, além da ampla diversidade de fabricantes que adotam o sistema. A dificuldade, nesse caso, é impedir que as funcionalidades sejam comprometidas, levando em consideração a profusão de modelos e a intensa manipulação da plataforma por terceiros.

Supremacia do Android no Brasil

De acordo com um levantamento da IDC Brasil, dos aparelhos vendidos entre julho e setembro de 2014 no país, 91% tinham o Android como sistema operacional. Isso significa dizer que, de dez smartphones comercializados, nove rodam com o sistema da Google. Como esse número supera todos os outros sistemas operacionais somados, a supremacia Android está longe de terminar.

Uma das razões para essa liderança é o fato de que o sistema é muito bem visto pelas fabricantes de smartphones, já que possui o código aberto, o que permite que cada empresa manipule uma versão própria e personalizada do sistema operacional. Algumas das fabricantes que o adotam em seus celulares são:

– Google Nexus

– Samsung

– Sony

– Motorola

– LG

– HTC

– Gradiente.

Concorrência entre sistemas operacionais cria fãs

Quando o assunto é a diferença entre os sistemas operacionais, é comum encontrar programadores, usuários e legítimos fãs debatendo as funcionalidades de cada modelo: capacidades técnicas são esmiuçadas em detalhes, a fim de comparar pontos positivos e negativos.

Se você também tem um sistema operacional preferido, deve conhecer a importância de zelar pelo bom funcionamento e pela proteção do aparelho em geral. Prudência ao acessar redes públicas, instalação de anti-vírus, monitoramento do desempenho e contratação de serviços de seguro são maneiras de garantir a proteção e a segurança do dispositivo.

Proteção para o seu celular

Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água
Pokémon Go
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato
vale a pena comprar celular top de linha