Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira o passo a passo para fazer CPF pela internet

A- A+

Devido às constantes fraudes, para muitos fazer CPF pela internet, pode ser considerado inseguro. No entanto, o cruzamento de informações com outras bases de dados e o reforço na segurança ajudam a evitar fraudes.

Disponível desde agosto de 2012, o serviço de inscrição online emite o documento na hora mediante o preenchimento de um formulário. Além disso, ele é totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia. Confira o passo a passo para solicitar o seu número de CPF.

seudinheiro-Fazer-CPF-pela-internet

Cada pessoa pode se inscrever seu CPF apenas uma vez. Foto: iStock, by Getty Images

Como fazer CPF pela internet em três passos

Passo 1: Acesse a página

Entre no site da Receita Federal, clique na aba CPF e, em seguida, em Inscrição. Depois é só acessar Inscrição de residentes no Brasil ou no exterior e optar pela opção internet. Essa opção é válida somente se a pessoa possuir título de eleitor.

Passo 2: Complete o formulário

Preencha os dados da ficha, que incluem data de nascimento, sexo, naturalidade, nome da mãe, endereço e telefones para contato. O formulário também pede o número do título de eleitor  – por isso, o documento gratuito só poderá ser tirado pela internet por maiores de 16 anos, a idade mínima para votar.

Passo 3: Guarde o comprovante

Clique em Enviar. Se a inscrição for aceita, vai ser gerado o número de inscrição no CPF e o comprovante. Anote o número ou imprima o comprovante, que já poderá ser utilizado – a Receita não emite mais o cartão do CPF em plástico, desde 2010. Pois o número já está disponível em outros documentos, como a carteira de identidade e de motorista, por exemplo.

Se houver problemas nos dados informados, o contribuinte será orientado a dirigir-se a uma unidade conveniada – Banco do Brasil, Caixa e Correios.

Os menores de 16 anos e dependentes também podem tirar o CPF gratuito. Mas isso ainda precisa ser feito nas entidades públicas conveniadas.

Quem pode tirar CPF

Segundo o Fisco, qualquer pessoa pode solicitar a inscrição no CPF. Não há idade mínima para a inscrição. É permitida a inscrição de brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior. Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez.

Você vai se interessar por:
CPF suspenso x nome sujo: o que fazer em cada situação
Entenda as consequências para seu CPF de uma devolução de cheque
Saiba como descobrir nome pelo CPF

A Receita Federal lembra que o número do CPF é único e definitivo. “Se o número for esquecido, tente localizar o número em algum outro documento, cheque, contrato”, acrescenta o órgão.

Vivo Alerta CPF

Agora que já sabe como fazer CPF pela internet, o que você acha de receber um alerta cada vez que houver consultas ou movimentações nesse documentão tão importante?

Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para fazer CPF pela internet? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
vale a pena usar roupas de marca