Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira o guia completo para comprar o imóvel dos seus sonhos

A- A+

Comprar um imóvel é um grande desafio. São muitos pontos para avaliar e, geralmente, um longo tempo com a renda comprometida. Por isso, elaboramos um guia completo com os principais detalhes – desde a escolha até a forma de pagamento – com a ajuda do corretor Fábio Castioni, franqueado da Auxiliadora Predial em Porto Alegre.

Guia completo para compra de imóvel.

Mais do que identificar a oportunidade perfeita, é preciso planejar o pagamento. Foto: iStock, Getty Images

Guia completo da casa própria

Localização

Castioni sustenta que a compra de um imóvel é muito personalizada, pois são muitas variáveis para analisar. Entre elas, a localização é uma das principais.

“A cada ano que  passa, os deslocamentos estão mais complicados e demorados”, aponta. Dependendo do perfil da família, esse aspecto pode exigir mais atenção do que o próprio tamanho da nova casa.

Perfil do imóvel

Este não seria um guia completo se não abordasse o perfil da casa. O futuro proprietário precisa definir o tamanho que deseja, se quer dois ou três dormitórios, além de outros detalhes. Mas tudo deve estar de acordo com a sua realidade.

Uma pessoa solteira, por exemplo, provavelmente ficará por poucos anos no mesmo endereço. Às vezes, é interessante comprar um imóvel mais simples e valorizar mais a localização, com a proximidade de transporte público, farmácias, bancos e supermercado, para facilitar a venda futura.

Mesmo casais com planos estabelecidos sobre filhos não podem pensar apenas na metragem do imóvel, mas em todo o “pacote”. Um loft duplex, por exemplo, não é adequado. Esse tipo de imóvel é planejado para adultos solteiros, pois não comporta todo o aparato de uma criança e suas áreas de lazer são bem reduzidas.

Imóvel novo

Os preços são geralmente mais altos que os usados na mesma região. Contudo, tem a vantagem de ser planejado e de oferecer garantia em todos os acabamentos e revestimentos. Além disso, existe uma tendência real de valorização do imóvel.

Usados

Os imóveis usados são normalmente comprados por pessoas que não podem esperar pelo tempo da construção de um novo, ou por razões financeiras. Uma das grandes vantagens – além da mudança em um prazo menor – é que você consegue ver todas as peças, a vista oferecida e o tamanho real da casa. Isso não ocorre com o imóvel na planta.

Imóvel na planta

Nesse caso, é muito importante conhecer o histórico da construtora. Além de averiguar tudo o que será entregue, tanto no apartamento quanto na infraestrutura do prédio, é necessário verificar a estimativa de custo de condomínio. Assim, você pode medir o impacto do orçamento no seu bolso pelos próximos anos.

Forma de pagamento

Essa é uma decisão muito importante para que o seu sonho não se torne um pesadelo. Verifique o quanto da sua renda será comprometida com o valor do financiamento. Também é preciso avaliar as probabilidades do seu futuro profissional.

Se for casado, verifique se o cônjuge tem renda para eventual falta do pagador principal. “É ruim pensar nisso, mas na realidade, quando se planeja o futuro, as ações do presente começam a ser feitas com mais assertividade”, conclui Castioni.

Você vai se interessar por:

Veja como calcular o ITBI na aquisição de um imóvel

Considere os riscos e opções de dividir imóvel

Desistência da aquisição de imóveis na planta gera implicações

Economize para realizar seus sonhos

Se você quer economizar para comprar sua casa própria, além de seguir as sugestões do guia completo, pode ter mais vantagens, como realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade.

Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas do guia completo para a casa própria? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria