Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira o endereço das agências Serasa

A- A+

Com um dos maiores banco de dados do mundo, a Serasa é uma agência privada que foi criada para proteger as operações de crédito e diminuir os riscos de inadimplência no comércio e demais serviços. Saiba mais sobre as funções desse órgão e descubra o endereço das agências próximas a você.

Criada em 1968 para ajudar os bancos a tomarem decisões rápidas sobre o consentimento, ou não, de empréstimos, a Serasa começou a expandir na década de 90. Nessa época começou a fornecer dados a vários segmentos da economia, para empresas de todos os portes. Hoje, o endereço das agências se espalharam por todo o país e o órgão chega a facilitar 2,5 milhões de transações por dia.

Para prestar esse serviço de proteção ao crédito, a Serasa armazena dados cadastrais de empresas e cidadãos, informações de contas vencidas e a pagar, registros de protesto de título, ações judiciais, cheques sem fundo, entre outros registros de fontes públicas e oficiais. Essas informações são fornecidas ao órgão diariamente por empresas, cartórios, fóruns, Banco Central, Tribunais de Justiça, Diários Oficiais do Tribunal dos Estados e pelos próprios cidadãos.

b68d5dac-2fab-11e4-9196-123139077642-original

Serasa tem agências espalhadas por todo o país. Foto: Divulgação

Descubra o endereço das agências

Para consultar gratuitamente sua situação junto ao órgão, descubra o endereço das agências próximas e se dirija a uma delas com o número do seu CPF em mãos. Caso haja pendências, imprima o extrato e regularize sua situação. Vale lembrar que seus credores têm até cinco dias úteis após o pagamento para retirar seu nome do serviço de proteção ao crédito.

O mesmo processo vale para sua empresa. Nesse caso você deverá fornecer o número do CNPJ. A mesma tática vale para você consultar a situação de determinada empresa, seja para a compra de ações ou a utilização de serviços dela. A Serasa permite que você descubra se ela está em processo de falência, se tem processo e ações judiciais no histórico, se possui dívidas e cheques o endereço das agências da Serasa ainda é importante para quem tem seu nome “limpo” na praça.

Isso porque o órgão “positiva” o bom pagador, deixando essa informação disponível para checagem de quem tiver interesse. Entretanto, de acordo com a legislação brasileira no Código de Defesa do Consumidor, o cliente precisa autorizar essa divulgação.

Documentos

A Serasa também ajuda você a reaver documentos e cheques que tenham sido perdidos ou roubados. Para isso você deve acessar o site da Serasa Consumidor e se cadastrar. Existem as opções de alerta provisório e permanente. A primeira vale durante 10 dias úteis para documentos e três para cheques.

Para se registrar, imprima a declaração de inclusão direto do site, preencha e anexe ao boletim de ocorrência. Depois se dirija ao endereço da agência mais próxima de você. Se o cheque não aparecer dentro do prazo de três dias úteis, vá até a sua agência bancária e suspenda o talão.

No site da Serasa você também vai encontrar dicas para aprender a economizar, quitar as dívidas e fazer a melhor compra. A proposta de educação financeira visa diminuir o número de inadimplentes e melhorar a vida econômica dos consumidores. A plataforma disponibiliza simuladores de economia, guias e publicações, teste para descobrir que tipo de consumidor você é e muito mais.

Monitore o seu CPF

Para ajudar a identificar fraudes envolvendo seu CPF, um recurso oferecido pela Vivo em parceria com a Serasa Experian envolve monitoramento e alertas relacionados a movimentações do seu documento. O  serviço inovador que permite que você receba notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Conhece alguém que gostaria dessas dicas? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns