Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira nossas dicas e saiba como abrir uma microcervejaria

A- A+

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, o Brasil só perde em volume de consumo da bebida para a China (35 bilhões de litros/ano), Estados Unidos (23,6 bilhões de litros/ano) e Alemanha (10,7 bilhões de litros/ano). Este já é um dado bem considerável para quem quer saber como abrir uma microcervejaria.

Como abrir uma microcervejaria

Pesquisar o mercado é o ponto de partida. No Brasil, as cervejas especiais despertaram o interesse da população há alguns anos. Hoje, a maioria dos supermercados oferece uma boa variedade de marcas nacionais e do exterior. Muitas delas, inclusive, começaram como produção caseira e viraram microcervejarias.

Você não está atrasado, pois esee ainda é um bom negócio. No País, a maioria das microcervejarias está localizada nas regiões Sul e Sudeste. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que em torno de 90% da produção nacional de cervejas está concentrada nos três grandes grupos (Ambev, Kaiser e Schincariol).

“Mesmo assim, esses empreendimentos apresentam índices produtivos ainda insignificantes diante da indústria cervejeira nacional”, avalia o Sebrae. Por isso, o mercado de microcervejaria é alternativa para quem quer explorar um nicho que não interessa às grandes.

Ou seja, estamos falando daquele consumidor que procura produtos diferenciados, de alto valor agregado – e que adora uma novidade. Invista em copos especiais para cada tipo de cerveja e combine petiscos com cada opção. Solte a criatividade e esbanje em mimos e iguarias. Aos clientes fiéis, disponibilize canecas personalizadas. Tenha jogos de tabuleiro, cartas ou outras atrações para os frequentadores.

como abrir uma microcervejaria

De uns anos para cá, brasileiros adquiriram gosto pelas cervejas especiais. Foto: iStock, Getty Images

Imóvel e conhecimento técnico

Abrir uma microcervejaria passa pela seleção de um ponto onde instalar seu negócio. O Sebrae indica procurar um imóvel apropriado com área disponível para a instalação das máquinas e “condições de ajustes para atender às normas da vigilância sanitária”. Siga as normas da prefeitura da sua cidade para que algo não inviabilize seu registro para esta atividade econômica. Com a assessoria de um contador, você saberá onde ir e o que fazer.

Isso significa que você necessita de espaços apropriados para guardar matérias-primas e embalagens, e área para instalação dos equipamentos de bar e restaurante. Os banheiros e a cozinha também devem estar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Mesas, balcões, bancos e cadeiras devem ser bonitos e confortáveis. Aposte em alguns espaços mais aconchegantes com sofás e até mesmo mesas maiores, para encontro entre grupos de amigos.

É preciso conhecimento técnico para produzir cerveja. Se você não tem, contrate alguém que possui – o mestre cervejeiro. E aproveite para aprender este ofício para não ficar dependendo totalmente de outros. Seu público é exigente e tem poder aquisitivo para escolher o melhor. Portanto, busque matéria-prima de qualidade. Procure fornecedores à altura do seu negócio. Outro ponto muito importante para o seu público-alvo é a infraestrutura do lugar.

 

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como abrir uma microcervejaria? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria