Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira pontos favoráveis do fundo de investimento imobiliário

A- A+

São vários os fatores e vantagens para quem quer aplicar em um fundo de investimento imobiliário. Mas você sabe o que é esse tipo de investimento?

Um fundo de investimento imobiliário é um condomínio de investidores que tem como objetivo aplicar recursos em negócios com base imobiliária: desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, imóveis já prontos, títulos financeiros imobiliários ou cotas de fundos imobiliários já constituídos.

Esse tipo de fundo é administrado por instituições financeiras e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ele é negociado por meio de quotas, que representam o valor mobiliário do fundo, com transações feitas em pregões na Bolsa de Valores.

seudinheiro-fundo-de-investimento-imobiliario

O fundo de investimento imobiliário apresenta ainda mais uma série de benefícios. Foto: iStock, by Getty Images

Vantagens do fundo de investimento imobiliário

Aplicar em um fundo de investimento imobiliário é indicado para quem quer entrar no mercado imobiliário sem precisar desembolsar todo o valor de compra de um imóvel; concentrar todos seus recursos em apenas um tipo de aplicação; e mesmo gerenciar um imóvel, com todas as tormentas que isso implica: acompanhar obras, gerir inquilinos, pagar impostos e cuidar da manutenção.

Você vai se interessar por:
Veja como descobrir quais são os investimentos de melhor rendimento
Riscos sob medida: veja opções de investimento a curto prazo
O que você precisa para saber como investir seu dinheiro

Outras vantagens de um fundo de investimento imobiliário são o recebimento de uma renda regular distribuída entre os cotistas do fundo e ganhar com a valorização dos imóveis, que gera, por tabela,  valorização das cotas.

A aplicação ainda traz vantagens em relação à tributação. Como é um setor imobiliário importante para a economia, esses fundos têm uma estrutura tributária incentivada, com isenção de impostos como PIS, COFINS e Imposto de Renda, nesse caso tanto para os rendimentos do fundo como para os obtidos pelos cotistas, desde que atendidas algumas condições.

Fundo de investimento imobiliário: mais benefícios

Além dos ganhos tributários, dos rendimentos periódicos e da facilidade em investir no setor imobiliário sem necessariamente estar dentro dele, o fundo de investimento imobiliário apresenta ainda mais uma série de benefícios.

Como eles são negociados por meio de cotas na Bolsa de Valores, o investidor tem uma maior transparência em relação ao andamento do investimento e da gestão de sua carteira. Os valores dos investimentos e a compra ou venda de cotas podem ser supervisionados pelos participantes do fundo por meio das assembleias.

Essa transparência está aliada ainda à ideia de praticidade, já que o fundo é administrado por profissionais responsáveis por gerenciar todas as tarefas referentes ao investimento: procura por imóveis, trâmites de compra e venda, procura de inquilinos, manutenção, pagamento de impostos etc.

A possibilidade de diversificação da carteira de investimentos com quotas de vários fundos é outra vantagem, já que pulveriza o risco de inadimplência ou vacância de diferentes imóveis.

Outros fatores que tornam esse tipo de investimento atrativo são a flexibilidade e acessibilidade. De um lado, não é preciso muito dinheiro para fazer parte de um desses fundos. Existem lançamentos com investimento mínimo de até R$ 1 mil. O investidor também pode entrar ou sair dos fundos aos poucos, o que pode ser ideal para quem não quer estar preso ao investimento por um tempo indeterminado.

Gostou das dicas de fundo de investimento imobiliário? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito