Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas de obras de Ariano Suassuna

A- A+

Em julho, completa-se um ano da morte de um dos principais escritores contemporâneos do Brasil. As obras de Ariano Suassuna estão imortalizadas na Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ele foi o sexto ocupante da Cadeira nº 32, eleito em 3 de agosto de 1989, na sucessão de Genolino Amado.

Natural de Nossa Senhora das Neves, atualmente João Pessoa (PB), Ariano Vilar Suassuna faria 88 anos no dia 16 junho. Paraibano de nascimento, o escritor construiu sua vida pessoal e artística em Pernambuco. Em 1947, escreveu sua primeira peça Uma Mulher Vestida de Sol. Oito anos depois, em 1955, lançou sua obra mais conhecida, o Auto da Compadecida. Confira essa e mais uma obra do autor.

Foto: João Viana/IPEA

Ariano é um dos principais escritores contemporâneos do Brasil. Foto: João Viana/IPEA

Veja dicas de obras de Ariano Suassuna

Auto da Compadecida – Livro para Ouvir

ariano1Das obras de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida foi readaptada por mais vezes. Inicialmente lançada como peça de teatro, a obra possui versões de filme, livro e também audiolivro, sendo este último lançado pela Editora Plugme. A narração da obra é feita pelo músico Antônio Nobrega e possui possui quatro horas de duração.

Inspirada na obra Auto da Lusitânia, do escritor português Gil Vicente, Auto da Compadecida se passa no nordeste brasileiro e é baseado na literatura de cordel. A obra conta a história de João Grilo e Chicó, que andam pelas ruas anunciando A Paixão de Cristo.

Enquanto o primeiro vive metido em confusões, o segundo é um medroso que adora contar mentiras. Ambos trabalham numa padaria e aproveitam a morte da cadela de dona Dora, mulher do padeiro, para ganhar um trocado e, para isto, organizam um enterro de luxo, em latim. O medo, a morte, o céu e o inferno assombram os personagens durante a obra.

Seleta: em Prosa e Verso – coletânea de obras de Ariano Suassuna

ariano2O livro, lançado em 2007 pela Editora José Olympio, traz diversos textos de Ariano Suassuna. Seleta: em Prosa e Verso é coordenado por Paulo Rónai e com textos selecionados por Silviano Santiago.

Além das obras, o livro conta com um depoimento de Suassuna. Em meio ao teatro e escritos em prosa, a obra é uma rara oportunidade de entrar em contato com a poesia do escritor. Entre os poemas escolhidos estão Fazenda Acahuan, Infância e Lápide. Os contos são O Casamento e O caso do coletor assassinado.

Já as peças selecionadas são O rico avarento, O homem da vaca e o poder da fortuna, O castigo da soberba e Torturas de um coração. Seleta em Prosa e Verso, de Ariano Suassuna, há décadas fora de catálogo, fez parte da coleção Brasil Moço (Leitura Viva e Comentada), dirigida pelo escritor Paulo Rónai, publicada pela Editora José Olympio, na década de 1970.

Conheça o Vivo Compras

Além das obras de Ariano Suassuna, você pode ter acesso a mais de  850 mil produtos para escolher qual o melhor preço. A Vivo oferece um serviço de ofertas para você pesquisar e comprar nos maiores sites de e-commerce. Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para livros

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como conseguir desconto na compra de livros
Kindle Voyage vs Paperwhite
Lendo sobre investimentos financeiros para iniciantes
Kindle Oasis
Mãe e filha celebram Dia Internacional do Livro Infantil
Estudante sabe baixar livros grátis