Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas para pagar empréstimo e aliviar suas contas

A- A+

Um descuido no orçamento aqui, um escorregão no cheque especial ali. Quando viu, era hora de pedir um empréstimo no banco para voltar a ficar com a conta no positivo. Soa familiar? O alívio costuma ser imediato, mas não resolve o problema a longo prazo. A partir do mês seguinte, você terá uma nova prestação e outros deslizes financeiros podem levar ao acúmulo de dívidas e pagar empréstimo terá de ser uma de suas prioridades. Mas como fazer isso com segurança? Algumas ações simples podem ajudar.

pagar-emprestimo

Procure juros mais baixos para evitar atrasos nas prestações. Foto: iStock, Getty Images

 

Como pagar empréstimo em dia

Antes de efetuar o empréstimo, a primeira atitude é procurar diferentes instituições financeiras para saber onde os juros estão mais baixos. Lembre-se que não existe um limite para as taxas cobradas. Elas são reguladas pelo mercado e variam de acordo com a instituição. E, acredite, vale a pena pesquisar, pois uma diferença que hoje parece mínima pode se tornar insustentável na hora de pagar a dívida.

Outro cuidado a ser tomado é em relação ao desconto por antecipação do pagamento. De acordo com o Banco Central (BC), as instituições financeiras não são obrigadas a fornecer crédito a alguém. Quando fazem isso, porém, as normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) garantem ao cliente o direito à liquidação antecipada com redução proporcional dos juros.

Por isso, se você conseguiu acertar as contas e resolveu pagar empréstimo de uma só vez, não se esqueça de pedir ao banco que mostre exatamente o que está sendo cobrado e qual foi o desconto aplicado. Para contratos assinados a partir de 10 de dezembro de 2007, o CMN proibiu a cobrança de tarifa para quitação antecipada.

Pegar empréstimo para pagar outro

Pronto, você com o empréstimo você quitou algumas dívidas mais urgentes. Porém, não resistiu e novas despesas se acumularam novamente. O resultado? Ainda é preciso pagar as parcelas do empréstimo e o cheque especial também já está estourado. Isso sem contar a fatura do cartão de crédito.

Para muita gente, a solução é pegar mais dinheiro com o banco, zerar as contas mais uma vez, e começar tudo de novo. De acordo com o professor de Economia da Universidade Estácio de Sá, Jair Abreu, essa atitude não é a mais recomendada. Ao invés disso, recorra a um planejamento familiar adequado, que considere todas as especificidades do orçamento e crie respostas definitivas ao problema.

organizacao-financeira

9 passos para pagar empréstimo

Segundo o fundador do site Minhas Economias, Décio Kimura, pagar empréstimo não é das tarefas mais simples, mas é totalmente possível. Ele recomenda seguir nove passos básicos:

1. Anote todos os seus gastos e também as receitas, isso ajuda a ter um bom controle financeiro

2. Estabeleça quais gastos são essenciais e corte aqueles que são supérfluos. É preciso gastar menos para sair das dívidas

3. Com base nas prioridades, você pode elaborar um orçamento, que nada mais é do que estabelecer metas de gastos para cada categoria de despesas

4. Controle impulsos de compra: pergunte a si mesmo se ela é realmente necessária

5. Fuja de modalidades com taxas de juros altas

6. Vender algum bem menos necessário pode significar ao menos um alívio no aperto financeiro

7. Pague primeiro as dívidas com taxas de juros mais altas

8. Compartilhe a situação com a sua família e discuta as possibilidades

9. Renegocie as dívidas.

Conta corrente sem complicação

Você já pensou em ter uma conta corrente no seu celular, que facilita os pagamentos, as compras e também o controle sobre as suas dívidas? Tudo isso sem necessidade de comprovar renda. Com o Vivo Zuum no celular, você pode:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
quando vale a pena comprar título de capitalização
Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.