Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas para não fracassar na hora de abrir empresa

A- A+

Abrir empresa é um sonho de muitos brasileiros. Largar aquele trabalho maçante do dia a dia, dar um “até logo” ao patrão e correr para cuidar do próprio nariz é uma ideia tentadora. O problema é que exige muito esforço, meses ou anos sem ver os lucros desejados e impõe grandes riscos de ver o projeto fracassar antes de decolar.

abrir-empresa

Taxa de sucesso de novas empresas não é muito animadora. Foto: iStock, Getty Images

Falência é pesadelo para quem quer abrir empresa

Segundo pesquisa divulgada em novembro de 2014 pelo Instituto Endeavor, seis em cada dez brasileiros desejam abrir uma empresa nos próximos cincos anos. Mas a realidade é muito mais cruel que o sonho. Conforme dados do IBGE divulgados em 2012, 48,2% das novas empresas criadas no Brasil fecham antes de completar três anos.

Para o professor Alfredo Meneghetti Neto, da faculdade de Economia da PUC-RS, o grande erro na hora de abrir empresa é a falta de experiência e de planejamento. “Muitas vezes, os empresários superestimam as receitas e subestimam os gastos”, diz. “A falta de planejamento é determinante para o mal negócio”, completa.

Antes de abrir empresa, siga algumas dicas

Estude o mercado

Experiência na área é vital na hora de abrir uma empresa. Estude o mercado de interesse e faça um bom plano de negócios antes de começar a investir diretamente na empresa.

Esteja cercado de bons profissionais

Também procure um sócio, funcionário ou consultor com experiência no ramo. O Sebrae, por exemplo, oferece consultoria gratuita, com acadêmicos de economia, para quem está para começar o próprio negócio.

Explore seu potencial

Ache um diferencial. Aquela sacada genial só vai dar certo se alguém estive interessado em pagar por ela. Saiba o que a sua empresa pode acrescentar ao mercado e o que irá atrair os clientes.

Tenha cautela no início

Os primeiros meses são de adaptação ao mercado. As receitas podem não ser suficientes para bancar os gastos, portanto certifique-se de que há caixa para sustentar as despesas gerais de um negócio por pelo menos um ano.

Defina onde investir

Mas ter o dinheiro necessário não é tudo para garantir o sucesso ao abrir empresa. Priorize investimentos em marketing, estrutura e capacitação de funcionários para atrair e melhor atender a clientela.

Minimize o fracasso após abrir seu negócio

Para minimizar as chances de fracasso ao abrir empresa, é preciso ter atenção a aspectos que podem rapidamente inviabilizar a saúde financeira do seu negócio. Alguns deles são:

– Meneghetti alerta que a variação no preço das matérias-primas – por falta no mercado ou pela mudança cambial, por exemplo – pode elevar os custos operacionais a ponto de inviabilizar o negócio.

– Outro fato primordial para definir se o negócio será bem sucedido ou não é a responsabilidade com o gasto com pessoal. “Muitas vezes, ele representa 60% ou 65% do negócio, enquanto o mais adequado é até 40%. Acima disso começa a comprometer”, alerta Meneghetti.

– Ao abrir empresa, lembre-se também de não misturar as finanças pessoais do seu caixa. Estipule um salário para os proprietários e evite retiradas fora de uma data pré-fixada para o pagamento.

Assistência para o negócio

Para quem está começando um novo negócio, uma assistência para o local de trabalho é medida interessante. O Vivo Multiassistência, por exemplo, oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção – problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre eles.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
como montar uma loja de produtos orgânicos
como abrir uma loja virtual