Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas para enfrentar a escassez de água

A- A+

A escassez de água exigiu que muitos brasileiros iniciassem 2015 em alerta. Além da diminuição da chuva, a falta de planejamento é apontada como um dos fatores que levaram à queda nos níveis dos reservatórios, especialmente na região Sudeste do país.

Com a aproximação do período de calor, enfrentar esse cenário exige não apenas contar com um aumento no volume de chuva, mas também mudanças nos hábitos de consumo. De acordo com a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), escovar os dentes com a torneira aberta pode consumir até 80 litros de água, enquanto lavar o carro com a mangueira pode exigir até 560 litros.

6 dicas para economizar água em casa

Ao analisar os números, não é difícil entender a importância de mudar pequenas atitudes do dia a dia, que nem sempre parecem fazer a diferença, mas são fundamentais. Para garantir mais economia para o seu bolso e ainda evitar a escassez de água, confira as dicas da Agenersa:

– Lavar roupas: acumule o maior número possível de peças e lave tudo de uma única vez, principalmente quando as roupas são lavadas na máquina. Para aquelas que estiverem mais sujas, o ideal é separar um balde e deixá-las de molho, para evitar despedício.

– Tomar banho:  ao tomar um banho de 15 minutos, o gasto aproximado de água é de 130 litros. Para economizar, a dica é reduzir o tempo para oito minutos. Já enquanto você se ensaboa ou aplica o shampoo, desligue o chuveiro.

– Cuidar das plantas: em vez de utilizar a mangueira para molhar o jardim, prefira um regador. Com ele você controla melhor o fluxo de água e a quantidade gasta, sem exageros.

Para evitar o desperdício, mantenha torneiras e canos bem regulados e sem vazamentos. Foto: iStock, Getty Images

Para evitar o desperdício, mantenha torneiras e canos bem regulados e sem vazamentos. Foto: iStock, Getty Images

– Limpar o carro e as calçadas: essas duas atividades estão entre as que mais consomem água e devem ser repensadas. Se o automóvel ou a calçada precisa de limpeza, também deixe a mangueira de lado e opte pelos baldes. Basta alguns deles para molhar e outros para enxaguar. Em alguns casos, só o uso de um pano úmido ou de uma vassoura pode ser suficiente.

– Escovar os dentes: a dica é das mais básicas, mas é válido estar atento. Ao fazer a higiene bucal, só abra a torneira na hora de enxaguar.

– Vazamentos: seja a torneira que pinga com frequência, o cano que acumula poças de água ao seu redor ou mesmo a descarga desregulada, é fundamental estar atento para evitar que a água acabe indo fora. Com um simples ajuste a mudança no consumo pode fazer a diferença.

Preserve o seu patrimônio

Além de manter a rede hidráulica da sua casa bem regulada, é importante estar preparado para os problemas que não podem ser previstos. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas para contornar a escassez de água? Compartilhe!

gazebo dobrável
como economizar na limpeza
aplicativos para economizar no supermercado
comer peixe
reduzir gasto com doméstica
mão aberta