Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas para economizar na conta de água

A- A+

Controlar os gastos na conta de água não é apenas uma maneira de aliviar o seu bolso, mas também de diminuir as chances de um déficit de abastecimento, que pode chegar a até 40% em 2030 se o ritmo de consumo seguir nos padrões atuais.

Os números são do relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Históricos de 2015 e e a previsão é de que a demanda ainda sofra um aumento de 55% até 2050. Ou seja, é necessário investir em mudanças, por mais pontuais que elas sejam.

agua

Só mantenha a torneira aberta o quanto for necessário. Foto: iStock, Getty Images

Regras básicas para economizar água

Você sabia que uma torneira gotejando chega a desperdiçar até 46 litros de água por dia, em um total de 1.380 litros por mês? O dado é da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e mostra o quanto é possível fazer a diferença no dia a dia. Para evitar o desperdício, confira mais algumas dicas da empresa:

1. Com o encanamento

Um furo de dois milímetros no encanamento pode desperdiçar aproximadamente 3.200 litros por dia. Por isso, realize a manutenção constante dos canos da sua casa e troque-os sempre que um vazamento aparecer

2. No banheiro

Mantenha o chuveiro desligado enquanto se ensaboa e evite os banhos longos. Ao escovar os dentes, também deixe a torneira desligada e só a utilize na hora do enxague. Para o vaso sanitário, uma alternativa é optar pelos modelos que contam com dois fluxos diferentes de consumo de água, de acordo com a necessidade

3. Ao lavar louça

Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas antes de lavá-los. Na hora de lavar, prefira ensaboar toda a louça de uma vez só, para enxaguar tudo junto

agua

4. Na lavanderia

Deixe acumular o máximo possível de roupas ao invés de utilizar a máquina para lavar pequenas quantidades.  Uma lavadora de cinco quilos consome até 135 litros de água a cada uso, valor que aumenta com a capacidade do aparelho

5. No jardim e na calçada

Evite ao máximo lavar o pátio ou a calçada com água tratada. Ao invés disso, prefira uma vassoura. Regar as plantas também é tarefa que pode ser feita com a reutilização da água, com o auxílio de um regador. Com a mangueira, o desperdício pode ser grande, de até 280 litros.

6. Ao lavar o carro

Ao lavar um carro com a mangueira durante meia hora, o consumo é ainda maior e chega a até 560 litros. Ou seja, prefira preparar um balde para e ensaboar o carro e depois, com um pano, utilize outro para limpar.

Limpeza da sua caixa d’água

Para evitar desperdícios, também é fundamental manter a sua caixa d’água limpa, com as condições ideais para o consumo. A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) indica que o ideal é, um dia antes da lavagem, fechar o registro de entrada ou amarrar a boia da caixa.

Assim, você gasta a quantidade necessária para a limpeza. Quando a caixa estiver quase vazia, tampe a saída e realize o procedimento. Mas atenção, nada de utilizar sabão ou detergente, apenas uma escova.

Gostou das dicas para diminuir os gastos na sua conta de água?

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
viagens econômicas pela Europa
como lidar com a avareza
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho