Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas para curtir as melhores ilhas do Brasil

A- A+

O conjunto de ilhas do Brasil é formado por cinco grandes arquipélagos, localizados – em sua maioria – na região nordeste do país. Além deles, existem outras 200 ilhas oceânicas menores espalhadas de norte a sul do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre tantas opções e cenários paradisíacos, você pode encontrar um destino de viagem que se encaixe às suas expectativas.

Ilhas do Brasil: um dia para os oceanos

O dia 8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos. Comemorado desde 1992, ele foi instituído na Rio 92, uma Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro. O evento foi responsável por lançar as diretrizes para um modelo de crescimento econômico menos consumista e mais ligado às questões ambientais.

5 ilhas do Brasil para curtir

1. Florianópolis

Uma das ilhas mais famosas do sul do Brasil, a capital catarinense é digna de uma visita. O verão é a época mais atrativa do lugar, conforme indica a agente de viagens Vera Hess. Além da bela ponte Hercílio Luz, cartão postal de Santa Catarina, Floripa – apelido carinhoso da ilha – encanta pelas belas praias e pela diversidade de atividades.

ilhas-florianopolis

Ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis. Foto: iStock, by Getty Images

Para Vera, os esportes aquáticos são algumas das atrações turísticas que mais valem a visita. “Vale a pena fazer um passeio de escuna pelas praias da ilha, praticar esqui aquático na Lagoa da Conceição ou surfar na praia da Joaquina”, diz a agente. Na culinária, os pratos à base de peixes e frutos do mar são os mais comuns.

2. Fernando de Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos mais visitados do país. A ilha principal, com apenas 17 km², recebe cerca de 60 mil turistas por ano, segundo pesquisa do projeto Mais Noronha. Além do mar muito verde, o contato direto com a natureza e os animais chamam a atenção em Noronha.

Morro do Pico, em Fernando de Noronha. Foto: iStock, by Getty Images

Morro do Pico, em Fernando de Noronha. Foto: iStock, by Getty Images

“Não dá para visitar Fernando de Noronha sem nadar com os golfinhos, mergulhar ou fazer as trilhas pela mata que cerca o local”, indica Vera. Por ser muito pequena e ter um histórico de exploração abusiva da natureza, Noronha tem um planejamento para a entrada dos turistas e cobra uma taxa de preservação para a entrada na ilha.

3. Itamaracá

Eternizada pela MPB em Descobridor dos Sete Mares, a ilha de Itamaracá está na lista de melhores ilhas do Brasil feita por Vera Hess. Ela tem cerca de 25 mil habitantes, conforme o IBGE, e é uma das ilhas mais próximas à costa do país. A ilha pertence ao Estado de Pernambuco e tem sua economia baseada na pesca.

De águas claras e mornas, a Corôa do Avião é uma ilha em frente ao Forte Orange, em Itamaracá. Foto: Rogério Monteiro, Ministério do Turismo, Divulgação

De águas claras e mornas, a Corôa do Avião é uma ilha em frente ao Forte Orange, em Itamaracá. Foto: Rogério Monteiro, Ministério do Turismo, Divulgação

Não é à toa que as atividades obrigatórias para se fazer em Itamaracá são “curtir a vista e comer frutos do mar”. São essas as dicas de Vera.

4. Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é uma das quatro vilas da Ilha de Tinhaé, no Estado da Bahia. É lá que estão alguns dos resorts mais procurados do país. Para Vera, uma das principais dicas para curtir a ilha é tomar muita água de coco. A fruta é abundante na região e ajuda a manter o corpo hidratado, já que o clima da região é um dos mais quentes do Estado.

Morro de São Paulo reúne alguns dos restorts mais procurados do país. Foto: Rita Barreto, Setur, Divulgação

Morro de São Paulo reúne alguns dos restorts mais procurados do país. Foto: Rita Barreto, Setur, Divulgação

“Em Morro de São Paulo fazer a travessia de barco em mar aberto é atividade obrigatória. O único cuidado é para não comer muito antes do passeio”, diz a agente de viagens.

5. Itaparica

A ilha baiana de Itaparica, localizada na Baía de Todos os Santos, é conhecida nacionalmente pelas belas paisagens. Também ficou famosa pela água mineral natural que jorra da fonte da bica, no centro da cidade de Itaparica e que tinha a fama de rejuvenescer mulheres. Na fonte, um azulejo diz: “Êh! água fina. Faz velha, virar menina”.

Foto: iStock, by Getty Images

Pescaria é principal fonte de renda da região de Itaparica. Foto: iStock, by Getty Images

Com economia baseada no turismo e na pesca, a atividade clássica do turismo em Itaparica é “comer os alimentos à base de peixe que são vendidos nas barracas da beira da praia”, diz Vera Hess.

Pesquise passagens e hoteis

A Vivo tem um site especializado na pesquisa de ofertas para que o usuário compre nos maiores sites de e-commerce filtrando os melhores preços e produtos em diversos departamentos: o Vivo Compras, que possui ofertas para viagens, como passagens e reservas de hotéis.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple