Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas para cuidar bem do computador da família

A- A+

Nem todo mundo pode ter um notebook ou um computador pessoal para chamar de seu. Em muitas casas, o computador é de todos, quase como um eletrodoméstico a mais que pode e é utilizado pela família inteira.

Nesses casos, os cuidados com o computador da família precisam ser redobrados e a sua manutenção, mais frequente. Com mais pessoas mexendo no equipamento, a probabilidade dele ficar mais lento, pegar um vírus e apresentar problemas aumenta.

Algumas dicas básicas podem, no entanto, salvar o computador da família de uma depreciação mais rápida.

Manutenção do computador da família

Os procedimentos de manutenção de um computador utilizado por mais de uma pessoa são os mesmos válidos para um computador pessoal ou notebook. A simples limpeza de arquivos temporários, a desfragmentação do disco e a atualização de programas como antivírus, firewall ou anti-spyware já evitam problemas que prejudicam o desempenho do equipamento e podem corromper arquivos e dados.

computador-da-familia

Organização é um passo importante para manter o computador saudável. Foto: iStock, by Getty Images

Evitar sobrecarregar a máquina também é uma solução para deixar o computador da família mais rápido e sem travamentos. Todos os usuários precisam saber que apelar para muitos recursos visuais e baixar programas em excesso prejudicam o desempenho do equipamento.

Outra dica é evitar colocar programas no Menu Iniciar da máquina. Se o processador e a memória RAM do equipamento já são antigos e o espaço no disco rígido é pouco e estes itens não podem ser trocados no momento, o melhor é conversar com todos os usuários e pedir para evitem downloads desnecessários, principalmente de programas mais pesados.

Organizando o computador da família

A organização é outro passo importante para manter o computador da família saudável. Ela garante ainda a privacidade dos usuários. O mais indicado é criar perfis de usuários diferentes para cada pessoa que utilize o equipamento.

Sessões de usuários diferentes permitem que cada usuário crie uma pasta pessoal separada, garantindo a privacidade de arquivos confidenciais, por exemplo. Em seus perfis, os usuários também podem baixar programas que não estarão disponíveis para as outras sessões.

Cada perfil pode ainda personalizar as configurações da máquina de modo de sua preferência, sem alterar assim os padrões dos outros usuários. O mesmo princípio vale para a configuração da caixa de correio eletrônico.

Computador da família: limitações e bloqueios

Além de garantir a privacidade dos usuários do computador da família, a criação de perfis diferentes possibilita ainda o controle, restrição e bloqueio de algumas funções do equipamento.

Esse recurso é bastante útil para famílias com crianças e adolescentes. Nesse caso, os pais, donos do perfil de administrador da máquina, podem gerenciar as contas dos filhos. O gerenciamento é feito por meio de restrição de acesso a aplicativos, programas e conteúdo impróprio.

O perfil administrador pode, inclusive, limitar a capacidade do disco rígido para determinados usuários e mesmo o tempo de utilização do equipamento.

No caso do uso da internet, o perfil administrador pode bloquear os sites que considera inadequados para seu filhos, aumentando a tranqüilidade quando eles estão online sem supervisão.

Suporte 24 horas

Usuários que possuem pouca intimidade com a tecnologia ou gostam da segurança de um suporte técnico sempre disponível podem contratar serviços que contam com especialistas para tirar dúvidas sobre computador e ajudar com instalações, configurações e o que mais precisar, 24 horas por dia.

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica
vale a pena comprar celular muito barato
dicas para comprar uma boa esteira