Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas de presente para o Dia do Amigo

A- A+

Comemorado oficialmente no Brasil no dia 20 de julho, o Dia do Amigo é uma daquelas datas especiais para você dedicar um pouco do seu tempo às pessoas que você gosta. Seja com um daqueles encontros que você sempre promete mas nunca marca ou com a atenção em procurar um presente para a pessoa querida, demonstrar que você se importa com os seus amigos é a ideia nessa data.

Quem presentear no Dia do Amigo

Ao longo da vida, é normal que você forme vários círculos diferentes de amizades. Os colegas de escola, de faculdade, do trabalho, os vizinhos da rua, os primos e tantos outros espaços onde as pessoas se aproximam. Também é natural que, dentro de cada um desses grupos, você encontre pessoas com quem tem mas afinidade e que se tornarão seus amigos mais próximos.

seudinheiro-dia-do-amigo

Este é um momento é especial para celebrar a sua amizade com pessoas especiais. Foto: iStock, by Getty Images

Para a consultora de comportamento Renata Mello, são essas as pessoas que você deve presentear no Dia do Amigo. “Vale presentear os amigos que você sabe e sente que tem mais proximidade e intimidade”, diz Renata. Para ela, a verdade do sentimento por alguém é o que justifica o presente.

Se você se preocupa que alguns amigos, mesmo que não sejam tão próximos, podem ficar chateados, é importante cuidar para que eles não fiquem sabendo que você presentou outras pessoas no dia do amigo. “Evite postar os presentes e peça para os amigos não fazerem o mesmo, para não deixar ninguém magoado”, aconselha a consultora.

Ela diz ainda que, como o momento é especial para celebrar a sua amizade com aquela pessoa, combinar uma situação mais reservada pode ser também uma saída. “Vale entregar o presente de uma forma discreta. Se o amigo for do trabalho, combine um almoço ou um café no final do dia”, sugere Renata Mello.

Como presentear no Dia do Amigo

O Dia Internacional da Amizade foi instituído pela ONU no dia 30 de julho e reconhecido como uma importante data para reafirmar a cultura da paz e da não-violência. Para a Organização das Nações Unidas, a amizade é uma oportunidade de criar pontes entre as diversas culturas e facilitar o diálogo entre as civilizações.

Você vai se interessar por:
Entenda como funciona um cartão vale-presente
Revista de fotos: uma opção de presente customizado com as suas imagens
Confira dicas de presente com desconto e qualidade
Confira opções de presentes criativos e veja dicas para acertar

Mas no Brasil, na Argentina e no Uruguai, a data permaneceu no que já era uma tradição: o 20 de julho. Ainda assim, não é uma comemoração tão comum quanto aniversários, Dia dos Namorados ou Natal. Por isso, não é preciso exagerar ao escolher uma maneira para presentear alguém. “Às vezes, nem precisa de um presente, pode ser um encontro ou programa só entre amigos”, comenta a especialista.

Uma das dicas de Renata Mello é que, se você é daqueles possui um número muito extenso de amigos próximos, pode marcar um encontro com todos eles em um restaurante ou bar, para “brindar a amizade”. Mas se, ainda assim, você quiser entregar um presente físico para os seus amigos, pode optar por lembranças mais simbólicas, como algo feito por você ou alguma coisa relacionada a um momento importante da vida da pessoa.

Para a consultora, um cartão com dedicatórias suas já é um bom presente. Se quiser algo maior, um livro sobre um tema que a pessoa goste ou que instigue ela é sempre uma boa escolha. Foram em um show juntos? Escolha um DVD ou Blu-Ray do músico ou da banda. Até mesmo um porta-retratos divertido, com uma foto de algum momento marcante da amizade já surpreende.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para os presentes do Dia do Amigo

Gostou das dicas para dia do amigo? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico