Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas de finanças para um feliz Dia do Estudante

A- A+

Ter recém se formado na faculdade não impede que você tenha um feliz Dia do Estudante. Ainda mais se, em algum momento, pretende retomar os estudos. A data comemorativa que homenageia as pessoas que valorizam o conhecimento e se dedicam pelo aperfeiçoamento acontece todo dia 11 de agosto. Sua escolha celebra a criação dos dois primeiros cursos de ensino superior do Brasil, em 1827.

Para muitos, a universidade não é o limite. Segundo pesquisa da comunidade de carreiras Love Mondays, a continuidade da formação é uma meta para 75% dos brasileiros. Em 2015, 47% querem se matricular em um curso de língua estrangeira, 40% desejam fazer uma pós-graduação, 32% estão focados no ensino de desenvolvimento de pessoal e 13% pensam em cursos técnicos.

Seja qual for o seu caso, para um verdadeiro feliz Dia do Estudante, confira a seguir quatro dicas financeiras que vão ajudar você a realizar os seus sonhos.

seudinheiro-feliz-dia-do-estudante

Pessoas que valorizam o conhecimento tem sua data comemorativa. Foto: iStock, Getty Images

4 dicas de finanças para um feliz Dia do Estudante

Economizar em gastos que ainda não precisa arcar

Ainda morar na casa dos pais oferecem algumas vantagens. Além da mordomia de tê-los sempre perto, é uma ótima oportunidade de guardar algum dinheiro que, normalmente, seria destinado às contas mais básicas, como água e luz, por exemplo.

Segundo o educador financeiro Adriano Severo, a melhor saída é aplicar boa parte do salário ou da mesada recebida em algo rentável, já projetando os gastos da viagem.

Dividir moradia diminui custos

Se você decidir deixar a casa de seus pais, para já se ambientar à vida em outro país, por exemplo, a dica é dividir o apartamento com alguém. Além de acostumar-se a viver com outras pessoas, situação que irá se repetir no exterior, essa medida desonera muito os gastos até você estar estabilizado financeiramente.

Para Severo, morar sozinho requer um bom planejamento e, em um primeiro momento, ter em mente que muitas mordomias vão ficar de lado. “Mais que uma questão financeira, é ter a consciência que morar com outras pessoas também requer dividir espaço e tem que deixar acertado como irão dividir as contas”, explica.

Economizar na balada

Outra maneira de guardar dinheiro é pegando mais leve nas festas. Apesar de ser a época ideal para a curtição, alguns hábitos podem ser evitados. Opte por bebida que o satisfaça, e não uma para mostrar o que está bebendo. Evitar a ostentação ajuda na economia. Para isso, é fundamental estabelecer um valor limite de gastos por noite.

Além disso, Severo lembra também que, em alguns momentos, será preciso comprar roupas para ir em festas. E isso deve ser contabilizado, ainda mais quando a peça for ser usada apenas em casos específicos ou poucas vezes, como ternos e vestidos longos, por exemplo.

Planejar a viagem

Em uma viagem de estudo –  assim como qualquer outra – o planejamento é fundamental. Um plano de viagem pensado com bastante antecedência sairá muito mais barato que um decidido às pressas. Por isso, vale a pena pesquisar as universidades e cursos do seu interesse meses, e porque não, anos antes.

Severo também aconselha a ir comprando a moeda do país para o qual irá viajar ao longo do tempo e não deixar para trocar de uma só vez. Segundo ele, o desconto da quantidade alta na troca nem sempre acaba sendo melhor que comprar aos poucos.

Outra dica importante é na hora de abastecer o seu guarda-roupas para viagem. “Evite comprar roupas que não poderão ser usadas no país de destino, pois você irá ficar um bom tempo fora e as roupas vão ficar guardadas”, finaliza.

Você vai se interessar por:

Saiba quanto custa faculdade de Medicina

Confira passo a passo para acessar o Fies, financiamento estudantil

O que é estágio supervisionado e por que ele é importante

Vivo Descontos

Estar economizando dinheiro para estudar no exterior, não significa abrir mão de realizar compras e fazer programas interessantes , ainda mais quando estes estão com preços acessíveis. Então, por que não ter um feliz Dia do Estudante aliando as promoções e as dicas de educação financeira do Vivo Descontos?

O Vivo Descontos é uma revista semanal que entrega, na palma da sua mão, preços exclusivos das melhores lojas e dicas de como planejar a sua vida financeira. Para acessá-lo, é preciso entrar no site ou enviar a letra D para 33722 do seu Vivo. É preciso assinar o serviço para aproveitar os descontos, mas não se preocupe, a primeira semana é grátis!

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Pronto para um feliz Dia do Estudante? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular