Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas de como montar uma cozinha aconchegante e versátil

A- A+

Espaço indispensável dentro de uma casa, a cozinha é sempre local de encontro entre família e amigos. É dela que saem os aromas que dão água na boca e também as conversas que unem a todos ao redor da mesa.

Para que o ambiente seja aquele desejado, com os equipamentos e espaços certos, no entanto, é importante ficar atento na hora de comprar e montar os móveis e eletrodomésticos que farão parte da sua cozinha.

cozinha

Planejamento é essencial para uma cozinha aconchegante. Foto: iStock, by Getty Images

 O que preciso considerar na hora de montar a minha cozinha?

Antes de pensar em comprar, faça um planejamento. É preciso saber qual é o espaço disponível, que itens são mais importantes para o uso diário e quanto dinheiro pode ser investido sem que a renda fique comprometida. Uma lavadora de louça pode ser fundamental para uma casa em que moram diversas pessoas, mas não é tão útil para quem tem uma família pequena.

Com esses dados em mãos, é hora de pesquisar o melhor custo-benefício. Busque por produtos em lojas físicas e na internet, pois os preços e as vantagens oferecidos podem variar bastante. No caso de compra online, verifique se o frete cobrado não vai tornar o objeto menos vantajoso ou se o prazo de entrega não é mais longo do que você pode esperar.

Dicas para comprar os itens de sua cozinha

  • Na compra do fogão, verifique se o modelo desejado possui trava de segurança, o que evita acidentes com crianças.
  • Não ignore as Etiquetas de Eficiência Energética. São elas que mostram o nível de eficácia do produto em relação à quantidade de energia que ele consome. Para geladeiras e fogões, por exemplo, a escala vai de A até E. Embora um produto com etiqueta A possa ter um preço mais elevado, ele resultará em gastos menores na sua conta de luz.
  • Prefira equipamentos versáteis, que possam facilitar o dia a dia, a outros que possuem um design moderno – e, em geral, são mais caros -, mas não oferecem praticidade ao ambiente. Lembre sempre que a cozinha é um local com bastante circulação de pessoas e que, na hora de preparar as refeições, espaços mal aproveitados podem dificultar o deslocamento.
  • Evite comprar mais itens ou eletrodomésticos do que os móveis da sua cozinha suportam. Isso gera um ambiente desorganizado, além de gastos desnecessários.
  • Eletrodomésticos que não são essenciais podem ser deixados para compras futuras, em que os preços estejam melhores e o orçamento disponível seja maior.
  • Fique atento aos períodos de promoções. Nesse caso, esperar algumas semanas pode significar diminuições consideráveis na hora de pagar a conta.
  • Outra forma de economizar é buscar cupons de descontos. Mesmo com as taxas que são cobradas por alguns sites, o valor do desconto pode ser vantajoso para o cliente, basta analisar de quanto será a economia.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica