Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas de como escolher fogão industrial para fazer renda extra

A- A+

Mesmo em tempos de crise, o ramo de alimentos ainda é um dos que mais cresce no Brasil. Dele sai 9,5% do produto interno bruto (PIB) nacional, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia). Abrir um negócio próprio nesse segmento pode ser uma opção rentável, mas é preciso pensar em estrutura. Um fogão industrial, por exemplo, é o centro de uma cozinha comercial e precisa ser escolhido com atenção e cuidado aos detalhes.

A escolha do fogão industrial

Antes de sequer começar a planejar a compra do seu fogão industrial, você precisa pensar na Vigilância Sanitária. É ela quem regula como devem ser todos os itens de um ambiente onde são produzidos alimentos, desde a tinta utilizada nas paredes até o etiquetamento das embalagens dos produtos.

fogao-industrial

Os bicos acendedores do fogão industrial são ótimos para quem busca agilidade. Foto: iStock, by Getty Images

Quando você se certificar de que nada na sua cozinha tem rachaduras, de que a tinta das paredes é lavável e hipoalergênica e de que todos os ingredientes estão guardados na temperatura ideal, você pode começar uma busca detalhada pelo fogão industrial ideal. E é nos detalhes que está o segredo do sucesso dos pequenos negócios, segundo a consultora de negócios Filomena Garcia.

O fogão industrial é diferente dos modelos comuns de cozinha por ser mais econômico no uso de gás e ainda assim acelerar o processo de cozimento. Os bicos acendedores desse tipo de eletrodoméstico são maiores do que a maioria e, por isso, expelem um fogo mais intenso. Por isso, eles podem ser mais benéficos para quem precisa de agilidade.

É importante que o fogão industrial seja condizente com o ramo de mercado em que a empresa vai se inserir. Se o seu negócio vai ser focado em salgados, a existência de um forno embutido pode ser mais importante do que a quantidade de acendedores do aparelho, por exemplo. A ideia de uma cozinha comercial deve ser sempre a funcionalidade.

Vale lembrar também que o espaço para a circulação das pessoas dentro da cozinha deve ser amplo, por isso é interessante medir o espaço antes da escolha do fogão industrial. Se você não pretende produzir em grande escala e possui um espaço pequeno, um modelo de duas bocas pode comportar suas necessidades sem causar transtornos.

Fogão industrial e a cozinha comercial

A alimentação se firma cada vez mais como ramo de negócio para quem quer entrar no mercado dos negócios próprios. Mas, para Filomena Garcia, o empresário precisa ter o perfil de empreendedor para se inserir nesse meio de negócios. O ramo alimentício exige dedicação e esforço até que a empresa se firme.

O empreendedor da indústria de alimentos precisa estar pronto para colocar a mão na massa. A consultora de negócios diz em uma de suas colunas que, mesmo que haja uma equipe bem preparada, o dono do negócio precisa saber tudo o que se passa e como são realizados os processos, para poder cobrar e suprir qualquer falta.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para fogão industrial

Gostou das dicas para fogão industrial? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple