Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas de 8 destinos para amantes de cerveja

A- A+

Se você é fã de cerveja, certamente não abre mão de apreciá-la de vez quando e, na hora das viagens, não poderia ser diferente. Afinal, nada como conhecer os pontos turísticos, a cultura e também as bebidas da região. Está pensando em sair de férias? Então confira um roteiro com os oito melhores destinos nacionais e mundiais para visitar.

A indicações abaixo são de Johnnie Lustoza, geógrafo e dono do blog Destino Cervejeiro:

4 roteiros para apreciar a cerveja no Brasil

Belo Horizonte (e região metropolitana): basta dizer que a região concentra a maior produção de cervejas artesanais do Brasil e fica fácil entender por que a região está na lista. Muitas das cervejarias aceitam receber visitas e é possível experimentar a bebida direto da fonte. Alguns dos exemplos são a Cervejaria Wäls, a Cervejaria Küd, a Taberna do Vale Cervejaria e Escola e a Cervejaria Backer. Além da produção local, existem bares dedicados a reunir rótulos de outros lugares do país e do mundo. E

Porto Alegre: para provar as cervejas produzidas na capital gaúcha, basta se dirigir ao bairro Anchieta, localizado na Zona Norte da cidade. A concentração de cervejarias é grande, e o número segue em crescimento, já que o bairro se tornou um pólo produtor da bebida, abrigando cervejarias premiadas em diversos concursos de importância nacional e internacional.

São Paulo: a cidade de São Paulo também não poderia ficar de fora da lista. Embora não possua muitas cervejarias, ela conta com os mais famosos bares cervejeiros do país, a exemplo do Brwedog, da franquia da famosa cerveja homônima da Escócia. Há também o Empório Alto dos Pinheiros, que além de ter uma extensa carta da bebida, oferece dezenas de cervejas na pressão. A Cervejaria Nacional, um bar e fábrica localizado no bairro Pinheiros, também se destaca nesse cenário, com opções produzidas no local e uma culinária de dar água na boca. E por falar em comida, outra possibilidade é o FrangÓ, localizado na Freguesia do Ó, famoso por sua vasta carta de cervejas, seu frango assado e sua coxinha de frango com catupiri.

Santa Catarina: diferente dos outros destinos nacionais, aqui é preciso citar Santa Catarina como um todo. Os destaques são para a região do Vale do Itajaí, em que é possível encontrar muitas cervejarias que abrem suas portas para visitação, com bares anexos que costumam servir comidas típicas alemãs. Isso sem falar dos festivais que acontecem ao longo do ano e tem a cerveja como destaque. São os casos da Oktoberfest (em outubro), do Festival Brasileiro da Cerveja (em março) e da Sommerfest (em janeiro),  na cidade de Blumenau. Há ainda a famosa Festa Pomerana, que acontece em janeiro na cidade de Pomerode.

Com diferentes sabores e tons, a cerveja conquista os mais variados paladares ao redor do mundo. Foto: iStock, Getty Images

Com diferentes sabores e tons, a cerveja conquista os mais variados paladares ao redor do mundo. Foto: iStock, Getty Images

4 roteiros para provar a cerveja internacional

Alemanha: como não poderia ser diferente, onde quer que se vá na Alemanha, é possível encontrar cervejarias e bares especializados na bebida. Ao chegar no país, opções não vão faltar. A região que mais se destaca é o sul, local em que mais se consome cerveja per capta por ano no mundo. Isso sem falar na famosa Oktoberfest, que acontece em Munique e atrai turistas do mundo inteiro – não à toa.

Bélgica: como se trata de um país pequeno, fica fácil viajar por todo seu território em pouco tempo. Em qualquer canto do país é possível encontrar uma boa cervejaria, além de inúmeros bares especializados. É o destino que possui mais cervejarias com o selo Trapista, uma ordem de monges que dedicam suas vidas à oração e ao trabalho, geralmente agrícola, em que a produção excedente é vendida e o lucro serve para auxiliar instituições de caridade. São consideradas as melhores cervejas do mundo. Outro destaque é a capital, Bruxelas, onde existe um museu dedicado à bebida e o Delirium Café, bar com o maior número de rótulos de cervejas do mundo. Ao todo, são mais de 2500.

Reino Unido: principalmente na Inglaterra, são muitas cervejarias tradicionais, com produção dos estilos típicos ingleses, como a Bitter e a English India Pale Ale. Londres é a cidade que mais se destaca, devido a seus inúmeros pubs e a cervejarias tradicionais e famosas, como a Fuller’s. Se tiver um tempo, também vale a pena visitar a Irlanda e fazer uma visita à fábrica da Guinness, a Dry Stout mais famosa do mundo.

Estados Unidos: o destaque americano  na produção cervejeira é recente, mas o país vem se consolidando como uma escola na produção, influenciando, inclusive, locais típicos como Bélgica, Alemanha e Inglaterra. A Califórnia é famosa por abrigar as cervejas mais procuradas no país, como a Anchor, a Russian River, a Sierra Nevada, a Anderson Valley, a Stone e a North Coast. Porém, é o estado do Colorado que possui a maior produção de cerveja artesanal dos Estados Unidos, além de ser palco do Great Amecican Beer Festival, um dos maiores festivais de cerveja do mundo.

Compre com facilidade e segurança

Se você quer encontrar os melhores preços para comprar itens relacionados à cerveja, é bom conhecer o Vivo Compras. Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços

Gostou das dicas sobre cerveja? Compartilhe!

queda do dólar
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
viagens econômicas pelo Brasil
viagem econômica para a Disney
preço do dólar turismo
imposto para compras no exterior