Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira como registrar boletim de ocorrência pela web no Mato Grosso

A- A+

Criada em 2011, a Delegacia Virtual do Mato Grosso faz parte de um projeto da Secretaria de Segurança Pública do Estado, através de seu departamento de tecnologia. O sistema permite a realização dos serviços básicos desses espaços, como registrar boletim de ocorrência e denunciar situações de irregularidade, agressões ou desaparecimentos.

Como registrar boletim de ocorrência online

O serviço de registro de B.O. é o mais procurado por quem acessa o site da delegacia. Por isso, a polícia reforça que o envio de informações falsas aos órgãos de emergência é crime, previsto no Código Penal brasileiro, artigo 340, com pena que pode variar entre 6 meses e um ano de prisão.

Registrar boletim de ocorrência é algo sério. No Mato Grosso, o primeiro passo para o registro virtual é a seleção do tipo de situação que será notificada. Extravio, furto e roubo são as três opções disponíveis. O site conta com uma descrição de cada um deles, para garantir que não haja equívocos na hora de escolher a opção correta.

Registrar boletim de ocorrência no Mato Grosso

Em ocorrências mais graves, registro só pode ser realizado em unidade policial. Foto: Assessoria, PJC-MT

O extravio é quando você perde ou tem algum objeto desaparecido. O furto, por sua vez, é a situação em que o autor do crime subtrai algo que não lhe pertence e escapa do local, sem contatos com quem sofreu a ação.

Já o roubo envolve ameaças e violência. Se elas envolverem o uso de armas ou objetos que sejam utilizados como tal, é preciso registrar boletim de ocorrência presencialmente. Casas e carros arrombados também precisam de registro presencial.

Se a ocorrência não for grave, para o registro, basta selecionar a opção desejada e seguir para o passo seguinte. Nessa nova página, é sua vez de preencher todos os dados e informações que compõem a situação. A começar pela data e horário em que o caso ocorreu.

Na sequência, é preciso relatar o local do crime. A delegacia faz uma divisão entre local e endereço. O primeiro se destina ao complemento com dados específicos, como rua, número, município, bairro e pontos de referências.

O segundo pede que você conte como era o espaço, descreva o que viu e quaisquer informações que forem relevantes para a identificação.

A descrição do fato é o último passo desse procedimento para registrar boletim de ocorrência. Em 4 mil caracteres, a vítima dá o seu depoimento virtual de como foi o furto, as ações dos criminosos ou da situação em que estava quando perdeu aquele objeto, como foi que o viu pela última vez e as ações suspeitar que houveram ao redor.

Você vai se interessar por:

Saiba como registrar boletim de ocorrência para acionar seguro

Delegacia Digital Bahia oferece uma série de serviços online

Delegacia Interativa Manaus permite BO online e outros serviços

Para além de registrar boletim de ocorrência

Como é de praxe das delegacias virtuais do país, no Mato Grosso, depois que você registrar boletim de ocorrência, uma central fica responsável por recebê-lo, verificar as informações contidas e, só então, validar o B.O. Em 2013, segundo nota da polícia, foram mais de 41 mil boletins validados, contra 36 mil do primeiro ano da delegacia.

Além de registrar boletim de ocorrência, com o site da Delegacia Virtual, você também pode registrar o desaparecimento de uma pessoa, para que a polícia procure e seus dados sejam divulgados em pedido de ajuda.

Outra opção é fazer denúncias. Violência doméstica contra mulheres, crianças e idosos, maus tratos com animais e meio ambiente são alguns dos casos que podem ser registrados.

 

Já utilizou o serviço no Mato Grosso? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças