Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira como evitar os juros do cartão

A- A+

O cartão de crédito é uma ferramenta que confere mais praticidade e segurança à movimentação do seu dinheiro. Mas, para que seus benefícios possam ser aproveitados, é fundamental saber a maneira correta de usá-lo e evitar as taxas de juros do cartão. Para isso, consciência é palavra-chave.

Juros do cartão x controle de gastos

Hoje em dia não é difícil ter acesso a um cartão que ofereça a possibilidade de fazer compras parceladas em diversas vezes. O grande problema acontece quando o consumo ocorre de forma desordenada, sem levar em conta um planejamento financeiro.

“Se pensarmos de uma forma bem prática, apesar de as taxas de juros do cartão de crédito serem altas, só sofremos com eles no caso de não pagarmos a fatura integralmente. Diante dessa situação, a culpa não é do cartão, mas da pessoa que o utiliza de forma equivocada, gastando mais do que recebe e, por essa razão, ficando sem dinheiro para pagar a fatura completa”, explica o educador financeiro Antonio Nascimento.

Ou seja, para quem deseja fazer as compras no crédito, é fundamental estar atento à disponibilidade de pagar a conta antes que ela vença e os valores extras passem a fazer parte da dívida. A dica de Joana D’arc Santos, corretora de seguros e coach financeira, é observar qual é a melhor data para o vencimento da fatura. A escolha deve ficar próxima dos dias em que você recebe seu salário ou outras formas de renda.

Além disso, é importante não cair na tentação de pagar o valor mínimo, que gera juros ainda mais altos. Para não gastar mais do que deve, uma boa dica é não ter um limite muito alto, que dificulte o pagamento das contas em caso de descontrole.

O cartão de crédito pode ser um aliado, mas é preciso saber utilizá-lo. Foto: iStock, Getty Images

O cartão de crédito pode ser um aliado, mas é preciso saber utilizá-lo. Foto: iStock, Getty Images

Saiba usar e evite os juros do cartão

Saber qual é a melhor oportunidade de utilizar ou não o cartão de crédito, também é um modo de evitar que ele se torne uma dor de cabeça. Para ajudar, Nascimento deixa algumas indicações básicas:

Não use o cartão:

– Se houver um bom desconto para o pagamento à vista

–  Para comprar por impulso, apenas para acumular pontos em programas de fidelidade.

Utilize o cartão:

– Se você for disciplinado com as finanças

– Para parcelar compras em que o desconto não compensa

– Por conveniência e segurança, para evitar andar com grandes quantias de dinheiro em espécie

– Como forma de registrar todos os gastos e identificar cortes que podem ser feitos no orçamento.

Cartões de crédito com benefícios

Agora que você já aprendeu como usar seu cartão sem comprometer o orçamento, quer contar com essa opção? A Vivo oferece os cartões de crédito Santander e Itaucard 2.0, com diversas vantagens para os usuários, como bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e facilidades nas Lojas Vivo.

> Cartões Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre juros do cartão? Comente!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet