Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira as principais dicas para fazer bom uso de conta pré-paga

A- A+

Com custos de manutenção mais baixos e a vantagem de não necessitarem de comprovação de renda, as contas pré-pagas se popularizam entre os brasileiros. As facilidades, no entanto, não devem levar ao descuido. Para fazer bom uso dessa ferramenta, é necessário conhecer seu funcionamento, pontos positivos e cuidados a serem seguidos.

Antes ainda de abrir uma conta pré-paga, é fundamental realizar um planejamento de gastos. “Sem saber exatamente para onde dinheiro está indo, é impossível tomar decisões de consumo mais inteligentes. Ao conhecer bem a realidade financeira da própria família, fica mais fácil equilibrar necessidades, desejos de consumo e investimentos para o futuro”, explica o educador financeiro Conrado Navarro, autor do Dinheirama.com.

bom-uso

Contas financeiras pré-pagas se popularizam entre os brasileiros. Foto: iStock, by Getty Images

Como posso fazer bom uso da minha conta pré-paga?

Para que a conta pré-paga seja uma solução, ao invés de mais um problema na renda familiar, a palavra-chave é organização. Como explica Conrado, o objetivo do controle financeiro é que não se gaste mais do que se ganha. Só assim é possível ter uma folga para lidar com as demandas, sejam as de consumo ou as de pagamento.

Por isso, tente sempre organizar o orçamento de forma que o dinheiro colocado na conta pré-paga não afete a dinâmica de renda da casa. Ou seja, estabeleça um limite de carga e permaneça dentro dele. Lembre-se que você não precisa pagar taxas se a conta estiver zerada. Ao fim do seu saldo, só insira mais crédito quando houver dinheiro disponível para isso.

Outro cuidado necessário é o registro de todos os gastos gerados a partir da conta pré-paga. Com isso, você dispõe de informações detalhadas sobre o consumo e fica mais fácil saber de que forma as despesas podem ser cortadas e, assim, potencializar o bom uso da conta.

Desde que feito bom uso, quais são as vantagens?

A principal vantagem das contas pré-pagas é oferecer a possibilidade, mesmo para quem não tem conta em banco, de gerenciar o seu dinheiro a partir de um cartão. Isso gera mais segurança e eficiência, já que diminui os riscos oferecidos pela manipulação do dinheiro em espécie, entende Conrado.

Desse modo, a partir de uma recarga no cartão, é possível ter o valor disponível para fazer operações de saques, compras e pagamentos. Além disso, o educador financeiro destaca a ausência de armadilhas de crédito, como o cheque especial, comuns para quem tem conta corrente, por exemplo.

Porém, utilizar cartões pré-pagos pode implicar no pagamento de taxas. Assim, antes de iniciar o seu uso, fique atento aos valores e avalie se a opção é viável mesmo assim.

Conta pré-paga sem complicação

A Vivo oferece uma conta pré-paga que funciona via celular. O Vivo Zuum é uma conta pré-paga, na qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras, tanto em lojas físicas quanto pela internet. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos. Tudo isso sem o pagamento de mensalidade ou anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria