Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira a cotação antes de adquirir um seguro de vida

A- A+

Com auxílio da internet, atualmente há um grande número de sites que oferecem serviço para cotação de seguro de vida online. Apesar da praticidade online, muitos deles demandam um tempo longo para preencher questionários e cadastros antes de receber a proposta. Antes de adquirir um, o consumidor deve ficar atento para saber como funciona o contrato e avaliar quais as necessidades para não precisar pagar por coberturas que não serão usadas.

O seguro de vida é um contrato que garante proteção financeira aos seus familiares ou às pessoas que dependem de você. Também é possível utilizá-lo em caso de invalidez permanente ou doença grave.

cotacao

Auxilio para entender como funciona o serviço é importante. Foto: iStock, by Getty Images

 Variação na cotação do seguro

A cotação de um seguro de vida varia conforme a cobertura, os riscos e o tamanho da apólice. Para sanar dúvidas de consumidores que estão pensando em adquirir um seguro, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) preparou algumas instruções para orientar o negócio.

– O seguro de vida é calculado de acordo com a idade. A maioria das seguradoras faz restrições a pessoas com mais de 65 anos, sendo que algumas impõem  limitações a partir dos 60 anos para a contratação da primeira apólice.

– Você pode escolher livremente as pessoas que quer nomear como beneficiários. A substituição deles por outros também poderá ser feita quantas vezes você quiser.

– Na falta de indicação de beneficiários, metade do capital segurado será pago ao cônjuge não separado judicialmente e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem de vocação hereditária.

– O seguro de vida não pode estar atrelado a outro produto, nem deve servir como condição para a realização de qualquer outro negócio. A prática se configura como venda casada, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Diferenças entre seguros

No mercado de seguros, é muito comum uma confusão entre seguros de vida e os seguros de acidentes pessoais. De acordo com o Idec, o seguro de vida garante indenização para morte natural ou acidental, enquanto a cobertura de acidentes pessoais é válida somente para o caso de falecimento por acidente.

Isso faz com que ambos tenham diferença em relação à cotação de preços. Como o seguro de vida tem cobertura mais ampla, seu custo é maior comparado ao de acidentes pessoais. Ambos também diferem em relação ao cálculo do prêmio (preço pago pelo consumidor para ter direito ao seguro), uma vez que no seguro de acidentes pessoais normalmente não se faz distinção entre jovens e idosos – o valor do prêmio não sofre alteração por avanço da idade do segurado.

Segurança para a família

Em parceria com a ACE seguradora, a Vivo oferece seguros de vida com diversos benefícios, como minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

Além disso, você que já se decidiu por fazer um seguro de vida, a Vivo oferece a opção Proteção Master, com preço definido e agilidade na hora da contratação.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas sobre cotação? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
meu marido morreu tenho direito a pensão
vale a pena ter seguro
quanto custa um seguro de casa
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde