Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 5 gastos com casa que devem fazer parte do orçamento

A- A+

O salário chega ao fim, mas ainda restam contas a pagar, gastos com casa e novas compras que precisam ser feitas. A situação não é incomum. Segundo pesquisa realizada no ano passado pelo Serviço de Proteção ao Crédito(SPC Brasil), 54% dos consumidores relataram não ter conseguido quitar seus débitos devido à falta de planejamento.

Para evitar que isso aconteça, é preciso encontrar um meio de manter o orçamento em equilíbrio. A tarefa pode não ser das mais fáceis, mas é possível de ser executada. Conhecer os principais gastos é uma maneira de começar.

Gastos fixos com casa

Para que as contas não saiam do controle, é fundamental saber poupar.  De acordo com o educador financeiro Pedro Braggio, é preciso fazer um orçamento detalhado de receitas e despesas, seja em uma planilha ou caderno. No dia a dia, todos os gastos devem ser anotados. Assim, é possível estimar os valores que saem da sua conta e fica mais cortar aquilo que não é necessário.

Na hora de gastar, a prioridade deve ser para situações que não podem ser evitadas, como o pagamento do aluguel, da conta de luz, água e alimentação, por exemplo. Mesmo assim, os valores podem ser diminuídos com maior controle do consumo ou limitação dos serviços contratados. Sempre que possível, lembre-se de separar parte da renda para a realização de seus objetivos, seja o início de um novo curso, uma viagem ou até mesmo a compra de um carro mais moderno.

Todos os gastos devem ser anotados. Foto: iStock, Getty Images

Todos os gastos devem ser anotados. Foto: iStock, Getty Images

Principais gastos com casa

Condomínio e aluguel: esse grupo é o responsável pela maior parte dos gastos com casa. Por isso, é importante estimar os valores investidos. Para manter o orçamento sob controle, a dica é que a soma não comprometa mais do um terço da sua renda.

Energia: principalmente com os reajustes na conta de energia, é fundamental reduzir o consumo para que a conta de luz não traga surpresas desagradáveis. Além de evitar deixar luzes e aparelhos ligados quando não for necessário, comprar lâmpadas e produtos mais econômicos pode ajudar a economizar. Para fazer as melhores escolhas, verifique a Etiqueta de Eficiência Energética. Certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ela traz um demonstrativo do consumo.

Água: além de uma questão ambiental, gastar menos água é também evitar que o seu dinheiro seja desperdiçado. Para que a redução aconteça, é preciso que alguns hábitos sejam alterados. Diminuir o tempo no banho e fechar a torneira enquanto lava a louça é uma boa maneira de começar.

Telefone, internet e televisão: embora não sejam gastos fundamentais, eles estão presentes na maioria dos orçamentos e, não raro, aparecem agrupados em uma única conta. Em geral, essa é uma boa maneira de economizar, pois diminui os custos. Mas é preciso atenção para não contratar um pacote superior aquele que você realmente precisa. Se a questão é poupar, diminuir a velocidade da internet ou ter um pacote mais básico de canais é uma opção.

Alimentação: ela inclui grande parte dos gastos, principalmente com a soma de pequenas compras feitas no dia a dia. Para economizar, Pedro Braggio sugere que ocorra um corte daquilo que é supérfluo, como as refeições fora de casa. Além disso, é importante comprar somente o necessário e evitar o desperdício, diminuindo a lista de supermercado.

Cartões de crédito com benefícios

Quer mais praticidade para controlar o seu dinheiro? Além de toda a segurança, a Vivo, em parceria com o Itaú e o Santander, oferece cartões de crédito com uma série de vantagens. Com eles, você pode ganhar mais minutos para falar, mais dados para o acesso à internet, descontos no cinema e muito mais.

> Cartões de crédito Vivo: Conheça as vantagens
Gostou das dicas sobre gastos com casa? Compartilhe!
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet