Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 8 dicas para viver em paz com o seu dinheiro

A- A+

Com uma situação financeira agravada pela crise econômica, muitas famílias deixaram de ter sonhos ousados para almejarem apenas viver em paz com seu dinheiro. Afinal, quem não quer ter as contas equilibradas, podendo pagar todas as suas despesas e ainda fazer uma reserva para aplicar?

Infelizmente, nem todos conseguem. Conforme um indicador de recuperação de crédito do SPC Brasil, com dados referentes ao mês de julho, o percentual de dívidas regularizadas diminuiu em 8,34%. Se você não quer figurar nessa estatística negativa, é bom começar a adotar novos hábitos a partir de agora.

É difícil viver em paz com suas contas em tempo de crise.

É importante seguir regras para conseguir a tão sonhada tranquilidade financeira. Foto: Shutterstock

Quer viver em paz? Veja 8 dicas

Estar de bem com as finanças não é mágica: depende só de você. Confira oito etapas importantes nesse processo.

Lembre-se que vai envelhecer

Todos reclamam da aposentadoria no Brasil, mas poucos tomam atitudes para não depender exclusivamente dela no futuro. Segundo especialistas, é preciso economizar (no mínimo) 10% da renda mensal para a velhice. Entretanto, o ideal é 20%.

Não desperdice

Nenhum tipo de desperdício é saudável para o bolso. Desde a comida que você joga fora (porque não consumiu ou cozinhou em excesso) até as compras por impulso – tudo isso vai tirando dinheiro a conta gotas da sua carteira.

Faça um controle de gastos

Esse é um dos princípios básicos da educação financeira. Para viver em paz, antes de mais nada, é necessário controlar a entrada e saída de dinheiro (ou seja, as receitas e as despesas) para saber quando, onde e como gastar.

Planeje-se

Planejamento é palavra de ordem quando se fala em finanças. Sem ele, até pode ser possível pagar as contas, mas fica difícil realizar sonhos, como a aquisição de bens.

Faça uma reciclagem profissional

Mais do que obter uma renda, é preciso mantê-la. Com o passar dos anos, porém, as profissões tendem a mudar, a se modernizar. Para se manter no mercado, é preciso acompanhar todas essas transformações e investir na formação. Não importa a sua idade.

Repense seu conceito de qualidade de vida

O melhor é investir seu dinheiro em itens que trarão uma qualidade de vida real. Trocar de automóvel com frequência ou entrar em dívidas para sustentar um padrão que não é o seu não são atitudes relacionadas à qualidade.

Envolva a família

Para conseguir sustentar seu gerenciamento de contas, é importante envolver todos os membros da família. Cada um deve fazer a sua parte para evitar desperdícios e alcançar a educação financeira. O orçamento doméstico é um excelente aprendizado.

Mantenha a capacidade de adequação

É praticamente impossível manter o mesmo padrão econômico ao longo de toda a vida. Justamente por isso, é importante conseguir adaptar-se a novos padrões, sempre que necessário. Isso significa encarar de frente cortes de gastos, mesmo depois de se acostumar com a boa vida.

Você vai se interessar por:

Crédito emergencial ao seu alcance

Se a dificuldade financeira atrapalha até mesmo operações básicas do dia a dia, como a sua comunicação, é possível contar com um serviço que garante o saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas para viver em paz com as finanças? Compartilhe!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
juros cobrados no cartão de crédito