Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 4 dicas para o seu planejamento financeiro

A- A+

As dívidas fizeram 600 mil brasileiros irem parar na lista de negativados somente entre março e abril deste ano. O dado é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e mostra a realidade presente quando aparece a dificuldade em equilibrar as finanças e manter os números positivos. Não é à toa que o planejamento da renda é tão importante.

4 dicas para fazer o planejamento financeiro

Além de iniciar o planejamento, muitas famílias têm a dificuldade em mantê-lo ao longo dos meses. Afinal, suas soluções podem não ser as mais imediatas, mas têm reflexo no futuro do seu orçamento. Não sabe nem por onde começar? Confira as dicas do educador financeiro Pedro Braggio, especialista em consultoria financeira familiar:

1. Acompanhe receitas e despesas

Se não quiser contar apenas com a sorte no futuro, a dica é fazer uma planilha com todas as receitas e despesas de cada mês. É importante anotar não apenas os gastos maiores, mas também aqueles que parecem insignificantes – e podem somar uma boa quantia no total.

O ideal é construir as planilhas dos últimos seis meses, afirma Braggio. Parece exagerado? Na verdade, essa é a melhor forma de conhecer o seu orçamento a fundo e tomar decisões baseadas em números reais, e não apenas suposições.

2. Reúna a família para a tarefa

Definitivamente, dívidas não combinam com crescimento financeiro. Para que elas não façam parte da rotina, é fundamental que todos os membros da casa colaborem, mesmo seus filhos. É importante ensinar a eles, desde cedo, como consumir de forma consciente. Com a ajuda de todos, manter o equilíbrio financeiro é tarefa mais simples.

É possível fugir das dívidas e manter o orçamento em dia, mas tudo depende do planejamento financeiro. Foto: iStock, Getty Images

É possível fugir das dívidas e manter o orçamento em dia, mas tudo depende do planejamento. Foto: iStock, Getty Images

3. Compre somente o necessário

 Para muitos, esta pode ser a mais difícil das dicas para que o planejamento financeiro dê certo, mas ela é também uma das mais importantes. Para isso, analise suas despesas e verifique aqueles que podem ser cortados ou reduzidos. Lembre-se que essa não precisa ser uma situação permanente. Uma opção para reduzir gastos com supermercado, por exemplo, é comprar somente o que está na lista.

4. Cuidado com o cartão de crédito

Novas compras exigem que você esteja atento ao orçamento mensal – e não só. A possibilidade de parcelar que o cartão de crédito oferece é considerada por muitos uma salvação, mas as contas ainda precisam ser pagas. Por isso, evite comprometer a renda dos meses seguintes e só adquira novas produtos depois de ter as certeza de que seu custo pode ser encaixado na sua renda.

Monitore o seu CPF

Para ajudar a identificar fraudes envolvendo seu CPF e evitar ainda mais problemas com as finanças, conheça o Vivo Alerta CPF, um recurso oferecido pela Vivo em parceria com a Serasa Experian. Ele permite que você receba notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre planejamento? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns