Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 8 destinos para apreciar o sol da meia-noite

A- A+

Você gosta de viajar, mas já enjoou dos destinos de viagem tradicionais? Se quiser um roteiro totalmente diferenciado, uma alternativa é ir rumo ao hemisfério norte para apreciar o sol da meia-noite.

O que é o sol da meia-noite

Uma inclinação que ocorre todos os anos no eixo central da terra, no período próximo ao solstício de verão, faz com que os polos fiquem mais expostos ao sol. Isso ocorre, mais precisamente, no Círculo Polar Ártico, no hemisfério norte, e no Círculo Polar Antártico, no hemisfério sul. Assim, o sol brilha 24 horas e, por isso, é chamado sol da meia-noite.

sol-da-meia-noite

Noruega é um dos destinos onde é possível apreciar o fenômeno do sol da meia-noite. Foto: iStock, by Getty Images

Entretanto, como não há locais povoados no sul do planeta, o jeito é ir mais longe para conferir esse espetáculo. Conforme Marta Frandoloso, gerente da STB Trip & Travel, o melhor lugar para observar o fenômeno é na Suécia, na província da Lapônia, região mais ao norte do país.

Veja onde brilha o sol da meia-noite

Luossavaara, Suécia

A cidade de Luossavaara, na comuna de Kiruna, é considerada o melhor local do país para assistir ao sol da meia-noite, por ser o ponto mais ao norte do país. Segundo a gerente da STB Trip & Travel, a cidade também é procurada em função do hotel de gelo, o Jukkarsjärvi.

Juneau, Alasca

A capital do Alasca, Juneau, é um dos pontos onde se pode observar o fenômeno. Além disso, é possível fazer atividades típicas de neve, como andar em um trenó puxado por cães e conhecer as geleiras glaciais.

Yukon, Canadá

A província de Yukon, no Canadá, é uma região privilegiada para apreciar o sol da meia-noite. O espetáculo pode ser apreciado durante três meses. Em contrapartida, no inverno a noite e o dia têm o mesmo tempo de duração.

Svalbard, Groenlândia

A cidade de Svalbard é um dos pontos explorados por agências de turismo para ver o espetáculo da natureza na Groenlândia. Geralmente, são pacotes de cruzeiros, mas a navegação depende das condições do gelo.

Tromso, Noruega

A cidade de Tromso, que fica a 350 quilômetros dos Círculo Polar Ártico, possui pontos privilegiados de visualização do sol da meia-noite. Esse destino é interessante para quem gosta de cruzeiros, pois a cidade já está incluída na rota de muitos deles.

Finlândia

Assim como outros países escandinavos, o melhor local de visualização é na região da Lapônia, que é habitada por povos semi-nômades. É de lá que surgiu a tradição do Papai Noel.

Rússia

A região da Sibéria é o local onde se pode assistir o fenômeno na Rússia. A cidade de Murmansk é uma das mais requisitadas, onde o sol brilha em torno de 60 dias, ininterruptamente.

Islândia

A pequena ilha escandinava é um excelente local para a visualização deste espetáculo da natureza. A capital Reykjavik reúne diversas atrações ao seu redor, como o mergulho ‘noturno’ em lagos gelados.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

viajar para a Turquia
viagens econômicas pela Europa
como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Boa opção para onde viajar em março
Boa opção para onde viajar em fevereiro