Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 7 jogos de tabuleiro criados há mais 30 anos

A- A+

Os jogos de tabuleiro acompanham o desenvolvimento intelectual ao longo da história da humanidade. Há os clássicos, que nunca saem de moda, como xadrez, damas, ludo e dominó. Há também uma série de novidades. Porém, alguns jogos com mais de três décadas de mercado continuam nas prateleiras das lojas até hoje, disputando espaço com smartphones e tablets.

Jogos de tabuleiro influenciam desenvolvimento intelectual

Há tempos a ciência comprovou os benefícios dos jogos de tabuleiro para o desenvolvimento do intelecto. A Assomensana, uma associação italiana que estuda o desenvolvimento e potencialidade das atividades mentais, enfatiza que esses jogos moldam novas formas mentais e produzem efeitos positivos no cérebro.

jogos-de-tabuleiro

Alguns jogos possuem 30 anos de mercado e continuam sendo sucesso. Foto: iStock, by Getty Images

Os jogos de tabuleiro mais apreciados

Detetive: Criado na Inglaterra, no final da década de 1940, é um dos jogos de tabuleiro que ainda faz muito sucesso entre crianças e adultos. Ele mais parece um romance policial, com a um assassinato e cercado de muitos mistérios. A missão é descobrir, por meio de pistas, quem é o assassino. No Brasil, é fabricando pela Estrela.

Clue: A origem (e o formato) é a mesma do Detetive. Na realidade, o Detetive era a versão brasileira do jogo, de propriedade da Hasbro. Mas com a distribuição da Hasbro de forma direta no Brasil, que já ocorre desde 2008, um acordo permitiu que a Estrela continuasse fabricando o Detetive, enquanto a Hasbro lançou o Clue.

Você vai se interessar por:
Conheça 5 brinquedos lançados com sucesso em 2014
Conheça 4 brinquedos educativos para bebês
Armas de brinquedo viram febre entre adultos; compare 4 modelos

Imagem & Ação: Lançado na década de 1980 pela Grow, o Imagem & Ação é um jogo de adivinhação. Os participantes, divididos em equipes, precisam adivinhar por meio de desenhos ou mímica, o objeto ou palavra sorteado. Ganha quem acertar mais e chegar primeiro ao final do tabuleiro.

Monopoly: De propriedade da empresa americana Hasbro, no Brasil é vendido desde 1960 pela Estrela, com o nome de Banco Imobiliário. Em 2008, as duas empresas encerraram a parceria, e a fabricante brasileira permaneceu com o jogo, embora algumas regras tenham sido alteradas e o jogo, desde então, mais “abrasileirado”.

Banco Imobiliário: Um dos jogos mais vendidos no Brasil. A Estrela garante que vende 500 mil peças por ano. Os participantes visam o lucro com compras e vendas no mercado imobiliário, sendo permitido, inclusive, aplicar alguns golpes para ganhar mais. Só mesmo nos jogos!

War: Ele já está há quase 60 anos no Brasil e continua sendo sucesso de vendas. Um dos jogos de guerra mais famosos, o War aterrissou no Brasil em 1957 mas só virou febre mesmo no início dos anos 70. Hoje conta com várias versões, para diversificar um pouco as batalhas.

Jogo da Vida: Esse é bem mais antigo do que você imagina. Ele foi lançado (pasme!) em 1860. Mesmo com várias adaptações, a essência é a mesma: a simulação de diversas situações da vida como trabalho, carreira, o nascimento dos filhos, aposentadoria, entre outras. Desde 1992, os direitos autorais pertencem à Hasbro International, mas foi a Estrela que tornou o brinquedo popular no Brasil na década de 1980.

 

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular