Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 6 dicas para usar bem o cartão de crédito

A- A+

Uma pesquisa da ONG Meu Bolso Feliz, vinculada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), apontou que 80% dos brasileiros preferem usar o cartão de crédito na hora de parcelar uma compra. Mas o levantamento mostra que nem sempre os brasileiros conseguem usar bem o cartão de crédito: 77% dos entrevistados disseram não entender os juros praticados pelas operadoras e bancos e 57% costumam pagar apenas o mínimo todos os meses.

Saber usar bem o cartão de crédito significa usar, a seu favor, as vantagens que ele oferece.

usar-bem

Planejamento é importante para utilizar seu cartão de forma adequada. Foto: iStock, Getty Images

6 dicas de como usar bem o “dinheiro de plástico” no dia a dia:

  1. Cartão de crédito oferece poder de compra

De acordo com a pesquisa do SPC Brasil, 15% dos entrevistados preferem o cartão de crédito para aliviar momentaneamente o bolso e fazer comprar mesmo sem o dinheiro estar disponível no dia. Assim, quem controla suas finanças deve ter certeza de que poderá arcar com o valor total da fatura.

  1. Concentrar pagamentos em um mesmo cartão é vantajoso

Para José Vignoli, economista e educador financeiro do SPC Brasil, quem sabe usar bem o crédito concentra as compras num mesmo cartão e, assim, sabe que todas as despesas com cartão de crédito vão vencer no mesmo dia. É uma forma mais fácil de controlar as finanças do mês.

  1. Usar bem os descontos e milhagens que os cartões oferecem

Conhecer cada vantagem proporcionada pelo cartão é importante. Uma das mais importantes são programas de milhagem ou de pontos, que permitem obter descontos, produtos, bônus no celular e até passagens aéreas. O procedimento para resgatar esses benefícios varia conforme o emissor do cartão, mas vale a pena se informar.

  1. Controle todos os gastos do cartão conferindo a fatura

Além de anotar o valor de todas as compras, usar bem o cartão de crédito demanda conferir o extrato da fatura uma vez por semana. Isso pode ser feito sem incidência de taxas. Assim, sabe exatamente a hora de parar de usar e quanto será o valor da fatura. Usar planilhas financeiras, como as oferecidas pelo Vivo Seu Dinheiro, pode também auxiliar no planejamento de despesas futuras.

  1. Saques são para emergências

Cartão de crédito não é cartão de débito. Ou seja, o limite não está disponível na sua conta. Quem saca dinheiro do cartão de crédito está sujeito a juros. Portanto, usar bem o cartão significa tirá-lo da carteira apenas para compras e pagamentos planejados. Pense no saque com o cartão de crédito como um recurso de emergência.

  1. Conhecer seus direitos é importante na hora de usar o cartão de crédito

Não basta apenas assinar o contrato, é preciso conhecer o contrato do cartão de crédito para usar bem. Por exemplo, o que fazer quando um lojista quiser cobrar mais por um produto porque você optou pelo cartão de crédito? Essa forma de agir não é legal e não está amparada pela lei. Se essa situação acontecer, procure apoio de órgãos como o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) ou o Procon para obter ajuda.

Benefícios dos Cartões de Crédito Vivo

Garantir vantagens com o cartão é bom. Uma opção para quem busca mais benefícios é solicitar um dos Cartões de Crédito Vivo. Emitidos em parceria com Santander e Itaucard, os cartões oferecem bônus de recarga de celular e mais pontos no programa Vivo Valoriza, entre outros benefícios.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre cartão de crédito? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito