Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 6 frases que ajudam a entender a crise brasileira

A- A+

A crise brasileira na área econômica afeta praticamente todos os setores que geram riqueza e emprego. O número de desempregados aumenta (passou de 8% no segundo trimestre) e já não são raras as empresas que fecharam suas portas.

E o que não falta nesse momento difícil do país são especulações, opiniões e frases de impacto. Confira a seguir o que disseram recentemente pessoas influentes no cenário econômico nacional, que ajudam a entender melhor o assunto.

Homem afetado pela crise brasileira

Cenário de crise tem sido marcado por maiores índices de inflação e desemprego. Foto: iStock, Getty Images

6 frases sobre a atual crise brasileira

“A empresa Brasil é totalmente viável.”

A frase do empresário Abílio Diniz resume o pensamento de que a crise brasileira é, na realidade, política – e não econômica, como se tem falado. Ele defende que, se houver estabilidade e consenso entre os líderes políticos, rapidamente o mesmo será visto na economia.

Publicada em Valor Econômico.

“A Lava Jato tem um efeito paralisante sobre e economia”

A declaração do ex-ministro da Fazendo Armínio Fraga é referente à investigação realizada pela Polícia Federal. Ele classifica os casos de corrupção como uma ameaça à democracia, pois os desvios seriam para sustentar o poder político.

Publicada em Isto É Dinheiro.

“A crise brasileira ainda deve piorar. Bom para você.”

O economista Ricardo Amorim fez essa afirmação com base em diversos pontos – identificados por ele como positivos – da crise brasileira. Um deles é que se as pessoas investigadas por corrupção forem condenadas, pode mudar a cultura de impunidade do país. Outro é que muitas empresas, linhas de negócios e produtos só prosperam em função de uma crise.

Publicada em Ricam Consultoria.

“A crise brasileira tem solução.”

Com essa frase, o ex-ministro da Justiça Milton Seligman tenta explicar que a crise “precisa” ser resolvida. Conforme o modelo institucional brasileiro, quando o Executivo não consegue aprovar o que quer e entra em atrito com o Legislativo, fica estabelecida a crise política. O Estado fica travado e perde governabilidade.

Publicada em El País – Edição Brasil.

“A crise no Brasil é grave, mas ainda estamos longe do colapso.”

O ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega não acredita que o país esteja se encaminhando para o colapso, como muitos defendem. Ele afirma que o Brasil está mais preparado, atualmente, para singrar (navegar) mares turbulentos e diz que o legado de democracia dos últimos 30 anos permanece.

Publicada no blog de Ricardo Setti em Veja.com.

“Os juros e o câmbio vão subir.”

Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, projeta essa mudança após o Brasil perder o selo de bom pagador da Standard & Poor’s. Ele acredita que a volatilidade do mercado irá aumentar, pois a credibilidade – interna e externa – ficou comprometida.

Publicada na coluna de Ricado Gallo no iG.

Você vai se interessar por:

Crise é oportunidade para aprender o que fazer com dinheiro

O Brasil está em crise? O que você precisa entender sobre o momento atual

Crise econômica no Brasil é oportunidade para organizar finanças pessoais

Sua proteção na crise brasileira

Com o desemprego crescendo, muitas pessoas se preocupam com a segurança no pagamento de suas contas. Mas a fatura do seu celular pode ser quitada com tranquilidade. Com o Conta Garantida, da Vivo, você garante o pagamento total ou parcial dos boletos a vencer em caso de demissão involuntária ou afastamento por acidente ou doença.

O serviço pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Gostou das frases que abordam a crise brasileira? Compartilhe!

sinais de recuperação da economia brasileira
viagens econômicas pela Europa
como lidar com a avareza
economizar no seguro da casa
lado bom da crise
celular de 15 reais